A criação de materiais que tenham algum tipo de reflexão pode ser algo desafiador para usuários sem grande experiência com renderização. O problema desse tipo de ajuste é que a maioria das pessoas acredita que a configuração do material como reflexivo é suficiente para criar uma superfície espelhada de alta qualidade. A premissa está correta, mas existe um problema nesse raciocínio que é o seguinte: para que algo seja percebido como espelho, é necessário que exista alguma coisa para refletir.

Nesse ponto todos esquecem que é necessário adicionar algum tipo de objeto ou cenário ao redor dos elementos reflexivos, caso contrário o material com aquele efeito avançado de ray tracing não vai perecer espelhado.

É nesse momento que precisamos utilizar alguns pequenos truques para ajudar incrementar o efeito de reflexão da cena. Quando temos uma cena do tipo estúdio, podemos fazer isso usando planos espalhados de maneira estratégia ao redor do objeto, e preferencialmente esses planos devem emitir energia luminosa. Assim, a reflexão desses planos acaba aparecendo na superfície dos objetos com material espelhado. Isso é perfeito para cenas que tentam simular ambientes de estúdio fotográfico.

Existem algumas situações em que o uso de planos não é suficiente, e precisamos utilizar soluções mais sofisticadas como os mapas HDRI. Esses mapas podem ser aplicados como textura nos cenários de softwares 3d, e como geralmente são imagens panorâmicas, acabam gerando reflexões excelentes! Sem falar do fato que esse tipo de imagem também pode ser usada como fonte de iluminação para cenas 3d.

Quer fazer o download gratuito de mapas em HDRI para usar nos seus projetos? O artista 3d Jeff Patton publicou no seu blog os links para download de seis mapas em HDRI em resolução 4K, para uso em projetos de renderização e animação 3d.

A imagem baixo mostra um exemplo desses mapas que estão disponíveis para download:

free-download-hdri-maps.jpg

Os mapas HDRI podem ser usados em praticamente qualquer software 3d ou renderizador. A técnica é conhecida como IBL (Image Based Lighting) e mesmo que não seja usado para fins de iluminação, o uso desse tipo de imagem para gerar reflexões é muito interessante. Aproveite enquanto os links estão online!