A seleção de texturas para um projeto é fundamental para o sucesso do ponto de vista visual de uma animação ou jogo. Com o mercado de jogos ficando cada vez mais aquecido, muitos artistas 3d estão migrando de produções voltadas para criação de animações para os jogos digitais. Esse é um segmento que só tende a crescer, e devido ao acesso facilitado hoje por dispositivos móveis, é mais fácil rentabilizar um projeto de jogo do que animações. Para ter consciência disso é preciso apenas observar um pouco a nossa cultura de consumo.

Para os que gostariam de participar da produção de jogos, nada melhor do que partir para experiências práticas como a criação de jogos “indie” usando tecnologias e ferramentas acessíveis, e o Blender é fundamental nesse processo, pois a sua game engine integrada permite criar jogos dentro do próprio ambiente em que os modelos 3d e animações são elaborados.

Se você quiser agregar uma excelente biblioteca de texturas, voltando ao tema do nosso artigo que é sobre texturas para jogos, existe uma excelente biblioteca gratuita de texturas para uso em jogos e aplicações interativas que deve ajudar bastante no processo de criação e contextualização de jogos. O site se chama Open Game Art e agrega material tanto para jogos 2D com sprites em pixelart e também texturas para uso em modelos 3d com resolução moderada.

free-textures-games.jpg

As texturas do site estão classificadas por categorias, o que facilita bastante a seleção da melhor imagem para o seu projeto. A única ressalva que faço em relação ao uso desse tipo de biblioteca, é que você deve verificar a licença de uso para cada textura, principalmente se o objetivo do jogo criado for a comercialização. O problema é que muitas das texturas são distribuídas usando licenças como a creative commons ou a GPL, que é excelente para jogos sem fins comerciais, e que são distribuídos junto com o código fonte. Mas, com jogos de fonte fechada e comerciais a coisa é mais complicada.

O recurso é excelente para produtores independentes de jogos que queiram aplicar conhecimentos na prática, ou mesmo estudantes, pois a coleção de texturas é vasta e diversificada.