Curso sobre Rigging de personagens com Blender: Aula 07 disponível

A espera foi longa, mas finalmente o curso sobre Rigging de personagens com Blender está com a sua aula 07 devidamente publicada. Esse é um dos cursos que ofereço utilizando metodologias de educação a distância no EAD – Allan Brito, o local que reservo para passar um pouco da minha experiência com Blender em cursos curtos e focados em apenas uma área do conhecimento com o Blender e outros softwares. O curso de Rigging aborda as ferramentas do Blender que são necessárias para adicionar controles de deformação para personagens virtuais no Blender.

Entre os assuntos abordados nesse curso, podemos destacar:

  • Uso de hierarquias
  • Sistemas de bones (Armature) do Blender
  • Cinemática inversa e direta
  • Uso de controladores como Drivers
  • Aplicação de constraints para animação
  • Controle de influências de constraints com Drivers
  • Uso de propriedades personalizadas no Blender
  • Configuração de um pé-reverso
  • Configuração de mãos
  • Uso do Add-on Rigify para automatizar o Rig de personagens

A última aula do curso aborda a criação de um personagem utilizando apenas controles de cinemática inversa, e faz a aplicação de alguns truques com constraints para permitir aos animadores trabalhar melhor com rotações de partes específicas do personagem com o quadril.

Curso-Rigging-aula-07.png

Por último, você aprende a utilizar as propriedades “customizadas” do Blender, que ajudam na criação de um painel de controle semelhante ao que encontramos no Rigify, mas que você pode determinar quais opções são modificadas pela propriedade.

Caso você tenha interesse em se inscrever no curso, recomendo uma visita a página de detalhes do curso sobre rigging de personagens com Blender.

Os próximos cursos que estão na lista de atualizações são:

Todos eles devem ser atualizados nos próximos três dias! Sim, será a maior sequência de publicação de aulas desde que comecei a oferecer os cursos.

O motivo dos atrasos para as publicações nas últimas três semanas foi o fechamento de semestre nas diversas Faculdades/Universidades em que leciono, o que acabou drenando praticamente todo o meu tempo! Mas, agora já estou retomando os trabalhos na produção dos cursos de maneira regular.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Curso sobre Rigging de personagens com Blender: Aula 07 disponível”

  1. Olá,

    Estou desatualizado no Blender 3D e gostaria de fazer os cursos. Seus cursos serão disponíveis em dvds?

    O acesso online é restrito por um período de tempo, para mim, não é viável. Acredito que outras pessoas também tem essa restrição.

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