No artigo em que mencionei a atualização do curso sobre Rigging de personagens com o Blender, falei que nos próximos dias boa parte dos cursos que estão ainda incompletos receberiam novas aulas, e dando continuidade a essa seqüência de novos conteúdos, tenho a satisfação de anunciar que o curso de Blender Cycles recebeu mais uma aula, agora estando na sua aula 03.

Esse curso já é a segunda versão do curso de renderização avançada com Cycles, que originalmente foi lançado em Outubro de 2011, ainda na época em que o Cycles não estava integrado ao Blender. E como você já deve saber, o Cycles hoje já está totalmente integrado ao Blender 2.6 e pode ser usado sem a necessidade de downloads complementares ou outros artifícios. Portanto, o curso como um todo precisava de atualizações, sendo exatamente esse o objetivo dessa segunda versão do curso.

A aula 03 aborda a iluminação de interiores com o Cycles, mas de maneira geral e abordando um pouco do funcionamento do Cycles e do seu algoritmo de render chamado de Path Tracing. Ao final da aula você será capaz de criar uma imagem semelhante a essa:

Exercício render Blender Cycles

O projeto dessa aula é exatamente ajustar a iluminação para essa cena, adicionando materiais e tentando simular a luz do sol entrando pelas partes vazadas do modelo 3d.

A aula funciona como ponto de partida para outros assuntos mais interessantes relacionados ao Cycles, como a configuração de materiais que já será tema da aula 04, e posteriormente ainda teremos as texturas e também os Render Layers que são novidade dentro do Cycles.

Você já estava inscrito no antigo curso de Cycles? Pode ficar tranqüilo, pois todas as pessoas que estavam inscritas no curso de Cycles antigo foram automaticamente inscritas no novo curso, sem nenhum custo.

O mesmo deve ocorrer quando lançar as próximas atualizações nos cursos de Blender. O próximo da fila que deve receber uma atualização é o curso de Modelagem Poligonal. Isso significa que todos os que estiverem inscritos no curso hoje, devem sim receber gratuitamente acesso ao novo curso que deve começar a ser atualizado agora em Julho/2012.

Quer se inscrever no curso de Cycles, para fazer isso basta visitar a página de detalhes do curso e usar o botão localizado na parte inferior da página.