As atualizações nos cursos do EAD – Allan Brito continuam essa semana, agora com o curso sobre produção de jogos com Blender recebendo a sua terceira aula! Essa aula aborda o uso de propriedades dentro da Game Engine do Blender, e também do uso dos chamados sensores. O sistema que permite criar jogos dentro do Blender é baseado em ferramentas chamadas de blocos de lógica, que são uma maneira visual de criar interatividade entre os objetos.

E nesse contexto dos blocos de lógica, o primeiro tipo de bloco que precisamos aprender para começar a produzir jogos são os sensores. Caso fosse necessário fazer uma analogia entre os blocos de lógica e uma linguagem de programação, os sensores seriam identificados como os eventos dentro do processo.

Mas, o que é um evento?

Nesse tipo de situação podemos destacar como eventos:

  • A colisão entre dois objetos
  • O pressionar de uma tecla no teclado
  • O uso do mouse sobre um objeto
  • A identificação de valores numéricos usando propriedades

Todas essas situações são classificadas como eventos dentro do ambiente e podem ser facilmente identificadas com o uso dos sensores.

blender-curso-jogos-sensores.png

A aula apresenta uma grande quantidade de vídeos, sendo que cada sensor recebeu um vídeo isolado com a sua aplicação prática. Apenas alguns sensores como o Message ficaram de fora dessa aula, pois ele será melhor explicado junto ao atuador message.

Ficou interessado em participar desse curso? Para fazer a sua inscrição no curso sobre produção de jogos, visite a página de detalhes do curso sobre produção de jogos com Blender.

Os próximos cursos a receber atualizações no site são o de materiais e texturas seguido pelo de animação baseada em física. O de materiais e texturas deve ser atualizado ainda amanhã com a aula sobre o uso de Material Nodes para configurar materiais avançados dentro do Blender.

Já o curso sobre animação baseada em física deve receber a aula em que é apresentado o uso do recurso Soft Body para criar animações com corpos maleáveis, que são excelentes para gerar efeitos de deslocamento de corpos em animação.

O objetivo de lançar uma aula por dia até o final do mês está rendendo!