A situação mais simples em que precisamos utilizar softwares 3d é na criação de imagens estáticas para apresentar algum tipo de produto ou objeto. Nesse tipo de situação é necessário modelar em 3d determinado tipo de objeto, e depois da aplicação de materiais, texturas e iluminação o objeto é posicionado em ambientes abstratos para que seja possível a sua visualização sem nenhum tipo de interferência visual. O cenário mais usado nesse tipo de situação é um ambiente que simula o espaço de um estúdio fotográfico, em que temos um plano de fundo branco ou cinza e grandes planos de luz posicionados nas laterais da cena.

Esse tipo de cena é a mais indicada para apresentar objetos, pois permite visualizar o mesmo sem interferências e os planos de luz acabam garantindo reflexões nos materiais do tipo vidro, plástico ou metal. O resultado é na maioria das vezes agradável e permite até a criação de “templates” dessas cenas que funcionam realmente como ambientes de estúdio. O artista pode trabalhar na modelagem 3d em arquivos independentes, e depois importar o mesmo para a cena já preparada para renderização em estúdio.

No meu caso, sempre tenho uma cena como essas preparada para receber modelos 3d criados nos mais variados formatos, muitos deles inclusive foram criados com base em tutoriais apresentados aqui no blog.

Se você é usuário do 3ds Max e renderiza seus projetos com o iray, a boa notícia é que o artista Jeff Patton publicou no seu site uma cena preparada para render em estúdio, usando o iray. Sim, a cena pode ser copiada de maneira totalmente gratuita no seu blog e usada para adicionar modelos 3d para apresentação de produtos.

3ds-max-iray-download-studio.jpg

Quer fazer a sua própria cena? O procedimento é simples, e requer apenas que você monte o plano de fundo usando um plano abstrato e posicione luzes com grandes dimensões, mesmo que o seu renderizador ou software 3d não tenha a capacidade de usar Mesh Lights uma luz do tipo área já resolve a situação.

Esse é o tipo de cena que devemos sempre possuir para apresentar objetos 3d independente do software ou plataforma usada para render.