Essa semana está sendo marcada pelo retorno nas atualizações dos cursos no EAD – Allan Brito, sendo que agora foi a vez do curso sobre materiais e texturas com Blender receber mais uma aula. O curso até agora abordou assuntos variados dentro do contexto dos ajustes em materiais e texturas com o Blender, passando pelas configurações gerais de materiais e também a criação de mapas UV para objetos que são pintados em softwares como o Photoshop ou GIMP fora do Blender.

Mas, será que é possível pintar com texturas dentro do próprio Blender? Claro que sim! Sendo exatamente o tema dessa quinta aula do curso sobre materiais e texturas, e pintura de texturas dentro do Blender com o modo Texture Paint.

Com o uso do Texture Paint podemos criar um mapa UV que controla a distribuição da textura sobre a superfície do objeto 3d, para depois usando as ferramentas de pintura literalmente pintar a superfície do objeto usando a imagem da textura.

Sendo esse exatamente o objetivo da aula, mostrar o funcionamento do modo Texture Paint e o uso de texturas baseadas em imagem para gerar a textura de um personagem.

O exemplo usado na aula é modelo 3d de um lagarto que encontrei no BlendSwap que serve muito bem como objeto de estudo dessa aula. O modelo 3d tem uma topologia bem orgânica e permite trabalhar com níveis diferentes de espaçamento para a textura das escamas.

curso-materiais-texturas-blender-05.jpg

É gerado um mapa UV para o personagem e depois usando as ferramentas do Blender, e uma textura do tipo Seamless representando as escamas da sua superfície, podemos criar de maneira rápida a pele da criatura. A vantagem de usar a técnica fica bem evidente quando analisamos a modificação que o próprio Blender faz no mapa UV, pintando e adicionando as informações da textura no mapa que poderia ser também editado no Photoshop ou GIMP.

No final ainda podemos exportar esse mapa em particular, para uso em renderizadores que exigem a identificação das texturas como arquivos externos ao Blender como o YafaRay ou LuxRender.

Ficou interessado no curso? Para saber mais sobre o curso como um todo, e até mesmo assistir alguns vídeos que fazem parte do curso, recomendo visitar a página de detalhes do curso sobre Materiais e texturas com Blender.