A criação de modelos 3d para arquitetura envolve o trabalho de modelagem em vários aspectos e escalas, sendo que a primeira parte do processo é direcionada principalmente para a criação da estrutura puramente arquitetônica da edificação como as paredes, lajes, escadas e outros elementos que fazem parte do bloco principal da edificação. Mas, essa parte da modelagem é até rápida se compararmos com a finalização do processo envolvendo o uso de mobiliário, detalhes e principalmente uma categoria de objeto que exige muita atenção por parte do artista. Estou falando sobre as esquadrias da edificação que podem demandar muito trabalho da parte da modelagem 3d, pois necessitam algumas vezes de detalhes como venezianas e até mesmo telas aramadas, para compor a sua forma final.

E para ajudar nesse tipo de situação, podemos usar bibliotecas prontas de modelos 3d que ajudam de maneira significativa nesse tipo de modelagem. Como a modelagem de elementos como paredes, janelas e detalhes arquitetônicos consomem grande parte do tempo da finalização de um projeto, podemos cortar uma boa quantidade de tempo usando elementos prontos.

Por isso, gostaria de recomendar o download de um conjunto de portas e janelas prontas para uso no SketchUp 8. O conjunto conta com boa variedade de tipos e tamanhos de janelas e portas, já com materiais simples que podem ser aproveitados na maioria dos projetos de modelagem com SketchUp.

sketchup-portas-janelas-download.png

Para fazer o download do arquivo com 3 MB é necessário visitar o web site do SketchUcation que é u dos maiores fóruns de usuários de SketchUp. E o download de qualquer arquivo nesse fórum só é possível mediante cadastro no próprio site, o que é bem rápido de fazer e garante acesso a outros eventuais downloads no fórum.

Esse é o tipo de recurso que deve fazer parte da sua biblioteca pessoal de objetos ou elementos para uso em projetos, junto com mobiliário e texturas para acelerar a criação de praticamente qualquer projeto de modelagem para arquitetura usando o SketchUp. E se criarmos componentes com base nesse tipo de modelo 3d a atualização e uso dos mesmos dentro dos projetos fica ainda mais dinâmica.