O curso sobre produção de jogos com Blender recebeu na última sexta mais uma atualização, com a sua aula 04 já disponível para todos que estão inscritos no curso. Para a sequência do curso como um todo essa aula é muito importante, pois aborda um dos itens que ajudam o controle geral de animações interativas e jogos produzidos com o Blender, que são os blocos chamados de controladores. Esses blocos tem como função primordial determinar, quando e se um sinal deve ser enviado para os blocos de lógica chamados de atuadores.

Dentro do contexto da criação de jogos com o Blender, existem três grupos de blocos de lógica que funcionam interligados para garantir que suas aplicações ou tenham o comportamento desejado.

Para quem já tem algum conhecimento ou experiência em linguagens de programação, os blocos conhecidos como controladores funcionam de maneira muito parecida a lógica condicional de uma aplicação. Por exemplo, em várias linguagens é usada uma declaração como “IF (expressão) { faça alguma coisa}”.

Se a expressão dentro dos parênteses for verdadeira, então alguma coisa acontece. É uma explicação simples para a lógica condicional, mas com a adição de operadores, podemos criar verificações poderosas para qualquer aplicativo. Sendo exatamente esse o propósito dos controladores, verificar se alguma coisa detectada por um ou vários sensores é verdadeira ou falsa.

Essa explicação pode parecer um pouco confusa agora, principalmente para quem nunca tentou criar animações interativas ou jogos com o Blender, mas depois de usar a ferramenta e principalmente assistir as primeiras aulas do curso, você deve entender bem o papel dos controladores dentro desse contexto, principalmente quando os mesmos são usados em conjunto com os sensores.

A aula como um todo é dividida entre a explicação e aplicação dos diferentes tipos de controladores como:

  • AND
  • OR
  • NAND
  • XOR

Cada um desses controladores desempenha uma função diferente dentro do contexto da criação das aplicações.

blender-controladores.png

Para saber mais sobre o curso, e também os procedimentos de inscrição, você pode visitar a página de detalhes do curso sobre produção de jogos com Blender.

Os próximos cursos a receber atualizações são o de Blender Cycles e Animação baseada em física, com a esperada aula sobre simulação de fumaça! E para os que estão aguardando, estou preparando o encerramento dos cursos de modelagem para arquitetura com SketchUp e Blender para essa semana, falta pouco!