O curso sobre renderização avançada com Blender Cycles recebeu mais uma atualização essa semana, com a sua quarta aula abordando o uso de materiais dentro do Cycles já disponível para os participantes. Essa aula trata da configuração e uso dos diversos shaders existentes dentro do Cycles, e a mudança de paradigma que o uso desses novos shaders trouxeram para os usuários do Blender. Com os materiais tradicionais do Blender é possível escolher usar ou não os chamados Nodes do Blender, para criar composições com materiais.

Já com o Cycles é complicado não usar o Node Editor para configurar os materiais, pois muita coisa é feita usando o Node editor para acelerar a composição e também misturar shaders diferentes para conseguir resultados únicos. Apesar do Cycles ainda estar em desenvolvimento e não contar com recursos existentes em renderizadores como o LuxRender, é possível já trabalhar com vários aspectos avançados em termos e materiais no renderizador.

curso-cycles-aula04.jpg

Para essa aula, acabei adotando o bmps que é o acrônimo para Blender Material Preview Scene, que foi criada pelo artista Robin “tuqueque” Marín e licenciada em creative commons. Essa cena é excelente para fazer testes de materiais, pois já apresenta iluminação apropriada para fazer esse tipo de teste, e um objeto que possui superfícies arredondadas, que mostram muito bem o resultado da aplicação do material nas mais diversas situações. O link para download dessa cena, caso você queira usar também é esse aqui.

Para se inscrever no curso sobre Cycles, visite a página de detalhes do mesmo para encontrar o botão de inscrição, e saber mais sobre os conteúdos abordados. Se você quiser, existem combos disponíveis que garantem descontos na inscrição dos cursos.

Essa já é a segunda versão do curso sobre Cycles, que foi lançado originalmente em outubro de 2011, mas como o Cycles naquela época ainda estava em desenvolvimento, acabei optando por gravar as aulas novamente agora com uma versão mais estável, e já integrada ao Blender 2.6. E todos os participantes daquele curso original, foram incorporados ao novo curso de Cycles sem custo algum! Coisa que em breve farei com o curso de modelagem poligonal, que também já pode ser atualizado com conteúdos do B-Mesh.