Tecnologia de animação facial gratuita para estudantes

A animação facial é sempre um dos estágios que geram a maior quantidade de trabalho em equipes especializadas em animação 3d. Com uma animação facial de qualidade é possível fazer com que os personagens de qualquer história passem emoções e representem exatamente o que se espera do roteiro de uma boa história. Mas, como você já deve ter percebido, caso assista a muitas animações em 3d, a animação facial é talvez uma das partes mais complexas e difíceis de executar dentro de qualquer projeto, pois lida com inúmeras variações minúsculas de movimento nos rostos dos personagens, o que representa grande desafio para qualquer animador 3d.

É devido a essa dificuldade que muitas equipes acabam recorrendo a sistemas de captura de movimento para representar expressões faciais, devido a facilidade e rapidez com que esse tipo de sistema pode configurar uma boa animação fácil. O lado negativo desse tipo de solução é o custo, que geralmente é muito maior do que o que seria empregado em sistemas de animação tradicional. O que fica caro nesse tipo de sistema são os equipamentos e softwares necessários para conseguir capturar e processar captura de movimento para animações faciais.

Mas, como estamos na época de um dos maiores eventos do mundo para profissionais de computação gráfica que são as olimpíadas é a Siggraph que ocorre esse ano em Los Angeles, muitas empresas especializadas na área fazem promoções e lançamentos de produtos na feira, e a Faceware technologies que é uma empresa especializada em sistemas para captura e movimento para animação facial anunciou um novo programa de incentivo ao uso de suas tecnologias por parte de estudantes. Para ter acesso ao material, a instituição em que você estuda precisa entrar em contato com a Faceware e solicitar a inscrição no programa. A página com o anúncio oficial pode ser conferida nesse endereço.

O primeiro projeto que já faz uso da tecnologia da Faceware também foi exibido, e totalmente criado por estudantes dentro de um período de apenas 4 semanas, o que é bem impressionante. O projeto se chama Stina and the Wolf.

Stina & the Wolf – test shot from Stina & the Wolf on Vimeo.

Se você é estudante e gostaria que a sua instituição fosse uma das participantes desse programa educacional, é interessante entrar em contato com o coordenador do seu curso, pois ele pode fazer o contato com a Faceware.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tecnologia de animação facial gratuita para estudantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *