É com grande satisfação que retomo as atualizações dos cursos no EAD – Allan Brito. Como você já deve ter percebido, a última semana foi um pouco complicada devido a uma série de imprevistos, e dentre esses um problema que infelizmente demandou minha atenção total para resolução. Até os artigos aqui do blog ficaram comprometidos. Mas, já estou novamente dedicado a atualizar os conteúdos do site e principalmente as aulas. A meta é sanar todas as pendências, principalmente para os cursos que apresentam aulas ainda a publicar, especialmente no final. Estou me referindo aos cursos de modelagem para arquitetura com SketchUp e Blender, que estão com suas últimas aulas parcialmente publicadas.

Esse semana muita coisa será colocada no ambiente!

Mas, agora voltando a falar da atualização do curso sobre materiais e texturas, a aula 06 que aborda o uso Node Editor no Blender com foco na criação de materiais. Uma das grandes vantagens do Node Editor é a flexibilidade de mesclar materiais para conseguir efeitos dos mais diversos. Ao longo dos vídeos da aula, os participantes do curso aprendem a trabalhar com os recursos do Node Editor e os procedimentos necessários para gerar materiais.

O último vídeo desse curso inclusive apresenta um exercício prático, em que demonstro como é possível criar de maneira procedural, sem nenhum tipo de textura baseada em imagem, um material que simula um terreno rochoso com lava vulcânica.

curso-materiais-texturas-Blender

O material em si não é complicado de criar, basta saber como utilizar na prática os recursos que os Nodes oferecem. É exatamente esse tipo de conhecimento que aplicamos na prática no exercício. O mais interessante, é que pela sua natureza procedural, o material pode ser renderizado nas mais variadas resoluções sem sofrer nenhum tipo de deformação ou problema.

A próxima aula do curso, que será a última, aborda o uso e configuração de texturas usando o mesmo sistema de Nodes.

Já quero agradecer antecipadamente a todos que estão participando dos cursos, e também pedir desculpas pelos atrasos nas publicações das aulas. Eu fico incomodado em não conseguir publicar os vídeos de maneira regular, mas garanto que agora os projetos antigos e pendências do mundo “offline” não vão mais interferir! Tenho muito tempo para gravar mais aulas, inclusive, com licença que vou gravar mais vídeos!