Curso sobre materiais e texturas com Blender: Aula 06 disponível

É com grande satisfação que retomo as atualizações dos cursos no EAD – Allan Brito. Como você já deve ter percebido, a última semana foi um pouco complicada devido a uma série de imprevistos, e dentre esses um problema que infelizmente demandou minha atenção total para resolução. Até os artigos aqui do blog ficaram comprometidos. Mas, já estou novamente dedicado a atualizar os conteúdos do site e principalmente as aulas. A meta é sanar todas as pendências, principalmente para os cursos que apresentam aulas ainda a publicar, especialmente no final. Estou me referindo aos cursos de modelagem para arquitetura com SketchUp e Blender, que estão com suas últimas aulas parcialmente publicadas.

Esse semana muita coisa será colocada no ambiente!

Mas, agora voltando a falar da atualização do curso sobre materiais e texturas, a aula 06 que aborda o uso Node Editor no Blender com foco na criação de materiais. Uma das grandes vantagens do Node Editor é a flexibilidade de mesclar materiais para conseguir efeitos dos mais diversos. Ao longo dos vídeos da aula, os participantes do curso aprendem a trabalhar com os recursos do Node Editor e os procedimentos necessários para gerar materiais.

O último vídeo desse curso inclusive apresenta um exercício prático, em que demonstro como é possível criar de maneira procedural, sem nenhum tipo de textura baseada em imagem, um material que simula um terreno rochoso com lava vulcânica.

curso-materiais-texturas-Blender

O material em si não é complicado de criar, basta saber como utilizar na prática os recursos que os Nodes oferecem. É exatamente esse tipo de conhecimento que aplicamos na prática no exercício. O mais interessante, é que pela sua natureza procedural, o material pode ser renderizado nas mais variadas resoluções sem sofrer nenhum tipo de deformação ou problema.

A próxima aula do curso, que será a última, aborda o uso e configuração de texturas usando o mesmo sistema de Nodes.

Já quero agradecer antecipadamente a todos que estão participando dos cursos, e também pedir desculpas pelos atrasos nas publicações das aulas. Eu fico incomodado em não conseguir publicar os vídeos de maneira regular, mas garanto que agora os projetos antigos e pendências do mundo “offline” não vão mais interferir! Tenho muito tempo para gravar mais aulas, inclusive, com licença que vou gravar mais vídeos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *