O uso de sistemas que ajudam na pré-visualização para cinema, jogos e até mesmo em TV é algo que está inserido dentro do contexto de qualquer grande produtora, pois as vantagens de realizar esse tipo de preparação para os estágios iniciais da produção são inegáveis! Com as ferramentas 3d que dispomos hoje e com vários profissionais e artistas 3d com experiência em animação, trabalhar com sequências que mostram ao diretor como ficará uma cena antes mesmo de ser filmada ou renderizada.

Essa é uma área bastante promissora, inclusive deve ser tema de pesquisa pelos artistas 3d e profissionais de computação gráfica com espírito empreendedor, pois uma das maneiras de conseguir entrar nesse ramo de produção, é exatamente criando a pré-visualização e não o produto final.

Para os que gostariam de conhecer mais sobre a pré-visualização de projetos para cinema e jogos, existem um excelente documentário produzido por um artista chamado Haroun Saifi que mostra em 25 minutos, detalhes sobre o processo de pré-visualização para a indústria de cinema e jogos.

O único ponto negativo do documentário, é que ele está em inglês com legendas em francês! Mas, ainda acredito que mesmo sem entender o que está sendo explicado no documentário, é muito interessante comparar o material exibido no documentário, pois é possível visualizar diversas cenas de filmes e animações para jogos no estágio da pré-visualização.

O trabalho com pré-visualização apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista operacional, pois o resultado final é visualmente mais simples do que o esperado para grandes produções, e devido a isso a necessidade de hardware para gerar esse tipo de animação é muito mais “humilde”, principalmente se comparado ao necessário para gerar frames com fotorealismo em grandes resoluções.

Sem mencionar o fato de que trabalhando com pré-visualização, você será capaz de aperfeiçoar a sua própria técnica de animação, pois com a prática o seu timing de animação só deve melhorar.

Ainda me pergunto o motivo que faz com que os animadores evitem trabalhar com a pré-visualização de projetos. Seria algo menos digno? Ou simples falta de tempo?