A criação de qualquer tipo de animação envolve muito trabalho por parte do artista 3d, seja para a configuração do processo como um todo, ou também pelo conhecimento da ferramenta usada para criar a animação. Como a montagem do processo é apenas parte do todo, é necessário depois de tudo montado fazer inúmeras revisões na animação para verificar se o movimento atende exatamente o que o artista estava desejando.

Esse estágio é chamado de pré-visualização da animação e pode ser determinante para o resultado final, pois com ferramentas de pré-visualização mais simples, os artistas acabam finalizando a animação sem a certeza de que os movimentos criados por eles, são de fato os que melhor se adaptam ao seu projeto.

Os softwares que trabalham com animação 3d oferecem diversas maneiras de pré-visualizar uma animação. Caso você trabalhe com o Maya para gerar suas animações, recomendo assistir ao tutorial abaixo que aborda o uso da ferramenta Playbast.

O que faz o Playblast? Com o uso dessa ferramenta é possível renderizar uma animação no Maya, usando apenas o que está aparecendo na Viewport do software. Isso permite criar animações de maneira extremamente rápida, pois não são aplicados efeitos de iluminação avançados.

É possível perceber pelo tutorial que a renderização da cena é gerada praticamente em tempo real. O mesmo processo pode ser usado em cenas mais complexas como é o caso de projetos em que seja necessário usar personagens ou animações por deformação.

O uso do Playbast deve fazer parte do processo de finalização e análise de qualquer animação, pois o uso da timeline junto com a viewport pode passar a impressão errada em relação ao tempo da animação, e o Playblast é capaz de oferecer o feedback necessário para o animador de maneira rápida.

Essa opção também existe em outros softwares 3d como é o caso do Blender, em que o uso do atalho CTRL+F12 resulta no mesmo tipo de efeito, em que um vídeo é renderizado usando apenas o que está sendo exibido na 3D View da cena.

O mais interessante, é que esse tipo de material pode servir para a montagem preliminar da animação!