A criação de uma boa biblioteca de modelos 3d para uso imediato em ferramentas como o Blender é de extrema importância para qualquer artista. Na maioria das situações a criação de projetos para arquitetura envolve a “construção” de elementos estruturais como paredes, esquadrias e coberturas que fazem parte da morfologia geral do projeto. Isso é de responsabilidade do artista e dificilmente poderia ser criado com base em elementos oriundos de bibliotecas. Mas, depois que tudo isso está devidamente criado, é preciso ainda adicionar elementos nos projetos para criar a chamada ambientação.

Esses elementos são compostos por pequenos objetos como talheres, vasos, tapetes e móveis em geral. Para fins comerciais, uma imagem sem esses elementos não tem muita utilidade por não mostrar um possível resultado final do projeto, e também por não passar a devida sensação de escala para quem está obersvando a imagem. É apenas comparando a escala de objetos conhecidos por todos como um sofá de dois lugares, que podemos ter a real sensação de escala e tamanho de um ambiente.

Um excelente fonte de modelos 3d para uso em projetos no Blender é o chamado BlendSwap, que é uma comunidade de artistas que compartilham modelos 3d de maneira gratuita, geralmente licenciados em Creative Commons inclusive para uso comercial, bastando para isso mencionar o nome do autor.

Essa semana encontrei um conjunto bem completo e com excelente nível de detalhamento criado por um usuário chamado JOSEPETRI que mostra uma pia com armários para banheiro. A imagem de exemplo renderizada mostra como ficaria o modelo 3d sendo representado dentro do Cycles.

 Móveis para banheiro no Blender

Para fazer o download do modelo 3d, você precisa ter uma conta no BlendSwap que é totalmente gratuita. Sempre que você encontrar esse tipo de material para download no BlendSwap, procure armazenar o link para o modelo 3d e monte a sua biblioteca de objetos e móveis para uso em projetos de arquitetura, pois esse tipo de recurso acelera em muito a produção de imagens.

Como modelar para arquitetura no Blender?

E para aprender a modelar para arquitetura com o Blender, recomendo uma visita ao curso de modelagem para arquitetura do EAD – Allan Brito, em que você aprende a criar exatamente os elementos estruturais que mencionei no início desse artigo.