Curso sobre materiais e texturas com Blender: Aula 07 disponível

E mais um curso recebeu atualizações no EAD – Allan Brito, dessa vez foi o curso sobre materiais e texturas com Blender que recebeu a sua aula 07! Essa é a última aula desse curso, o que deixa todas as aulas disponíveis para os participantes. O tema dessa aula é o uso do Node Editor do Blender para a criação de texturas. O Node Editor já foi tema da aula 06 do curso, mas com foco específico na criação de materiais. O Node Editor para criação de texturas é igualmente poderoso e flexível no contexto das texturas, mas não é uma das ferramentas mais famosas entre artistas 3d.

O motivo disso é simples, a maioria das opções relacionadas as texturas no Node Editor são destinadas a criação de texturas procedurais. Como esse tipo de textura acaba sendo menos usada do que as baseadas em imagem, a aplicação do Node Editor para criação de texturas tem pouco destaque dentro do ecossistema de ferramentas do Blender. Mas, isso não significa que a ferramenta seja menos importante que as outras.

Curso sobre materiais e texturas com Blender

Por exemplo, existem dois padrões importantes que podem ser gerados usando texturas procedurais que também são abordados no curso:

  • Checker: Tipo de padrão que consegue gerar imagens semelhantes a um tabuleiro de xadrex.
  • Bricks: Aqui podemos criar uma textura semelhante a parede de tijolos usando métodos totalmente procedurais.

Os dois padrões podem ser mesclados com outros Nodes para gerar efeitos únicos de texturas no Blender. Essa aula encerra o curso sobre materiais e texturas com Blender, e eventualmente no futuro posso adicionar exercícios de configuração de materiais ou texturas, mas a princípio todas as aulas previstas estão disponíveis.

Próximas atualizações nos cursos

Os próximos cursos que devem receber atualizações no EAD – Allan Brito são:

O exercício de animação baseada em física já está pronto, bastando apenas gravar os últimos vídeos. Se você quiser conferir o exercício, a animação será essa:

No projeto, os participantes do curso aprendem como realizar a animação completa, inclusive a montagem no sequenciador de vídeo do Blender.

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *