Os leitores mais antigos do blog já devem conhecer a minha iniciativa de promover cursos usando metodologia de educação a distância no EAD – Allan Brito, pois estou freqüentemente publicando avisos aqui no blog sobre as atualizações nos cursos. Mas, além dos cursos que geralmente divulgo aqui com mais freqüência, existem também opções gratuitas de cursos no EAD – Allan Brito. Sim, mesmo que você não tenha interesse em participar de cursos pagos, ofereço a oportunidade de aprender, pelo menos o básico sobre o Blender, SketchUp e Photoshop.

Hoje existem três cursos disponíveis que são:

  • Curso gratuito sobre Blender Básico: O curso aborda os recursos básicos do Blender como a organização da interface, principais atalhos e janelas. Todas as aulas estão organizadas em seqüência lógica e podem ser assistidas quantas vezes forem necessárias. O curso foi gravado usando a versão 2.5 do Blender, mas os aspectos básicos que são abordados no curso não sofreram alterações significativas ao longo das últimas atualizações do software. Portanto, para os que não conhecem o Blender é uma ótima oportunidade de aprender o seu funcionamento. Além das aulas, você ainda encontra uma tabela em PDF com os principais atalhos de teclado do Blender para download dentro do curso.
  • Curso gratuito sobre SketchUp Básico: Aqui encontramos uma metodologia e objetivo semelhantes ao do curso de Blender. No curso básico de SketchUp você aprende sobre a interface do software e o seu funcionamento, e também as principais ferramentas de criação. Como o SketchUp é uma ferramenta extremamente fácil de se trabalhar, o conteúdo do curso é realmente uma apresentação de opções do software.
  • Curso gratuito sobre Photoshop CS5 básico: Esse é o único curso dos básicos que exige um recurso complementar para que você possa estudar, pois o Photoshop não possui uma versão gratuita como os dois últimos softwares. Mesmo que você não possua uma licença do Photoshop, será possível aprender nesse curso básico os principais conceitos da ferramenta, seja o uso dos Layers ou mesmo a escolha do tamanho da moldura para imagens.

Como realizar a inscrição nos cursos gratuitos?

Para participar desses cursos é simples, basta visitar o EAD – Allan Brito e se cadastrar. Depois que o seu cadastro estiver pronto, você pode clicar no nome do curso e acessar as aulas e vídeos.

Nos próximos meses devo lançar mais cursos gratuitos seguindo a mesma linha desses que já existem. A idéia é permitir que as pessoas pelo menos conheçam um pouco das ferramentas por meio desses cursos, até para poder avaliar quando cada software pode ou não atender a sua demanda de criação.