Esse ano está sendo muito movimentado para os usuários do SketchUp, pois além da surpresa que foi a notícia de que o Google estaria vendendo a sua divisão responsável pelo SketchUp para a Trimble, agora temos outra mudança relacionada a identidade visual do software. O SketchUp não é um software novo, e já está presente no mercado de modelagem para arquitetura já faz alguns anos, mas mesmo depois que o Google adquiriu o software, a sua identidade visual em termos de ícones e logo pouco mudaram. Agora de casa nova, o SketchUp recebeu uma nova logo mais atual e simplificada.

A imagem abaixo é a nova cara do SketchUp, e deve ilustrar o material de apoio ao software, assim como todos os manuais e propagandas relacionadas.

SketchUp nova identidade

O ícone é bem sugestivo e mostra uma seqüência de degraus na imagem, que segundo a descrição da mudança no blog do SketchUp, é um demonstrativo claro da relação que o software possui com o mercado de visualização para arquitetura. O próprio nome do SketchUp sendo grafado com um novo tipo é muito mais moderno, contando com cantos arredondados, bem diferente do antigo.

Essas são apenas algumas das primeiras alterações que o SketchUp está recebendo desde que “mudou” de casa, mas devem refletir um pouco da nova filosofia empregada no software. Os usuários do SketchUp se ressentiam com o Google devido ao pouco suporte oferecido no desenvolvimento da ferramenta, e se contabilizarmos as novidades adicionadas ao software entre as versões 6 e 8 que estavam sob a tutela do Google, a coisa foi realmente tímida.

Como a nova empresa é especializada em softwares e ferramentas para arquitetura e engenharia, é de se esperar que o suporte e novidades para o SketchUp sejam muito mais agressivas, em um futuro SketchUp versão 9. Para os que estão com receio do desaparecimento da versão gratuita do SketchUp, o próprio Google e a Trimble já afirmaram que não existem planos para deixar de oferecer a versão gratuita do software.

E não foi apenas o SketchUp que mudou de visual, o próprio LayOut que é o software especializado em gerar pranchas para impressão no pacote do SketchUp Pro também mudou, como é possível conferir no artigo no blog do SketchUp.