Nova identidade visual para o SketchUp

Esse ano está sendo muito movimentado para os usuários do SketchUp, pois além da surpresa que foi a notícia de que o Google estaria vendendo a sua divisão responsável pelo SketchUp para a Trimble, agora temos outra mudança relacionada a identidade visual do software. O SketchUp não é um software novo, e já está presente no mercado de modelagem para arquitetura já faz alguns anos, mas mesmo depois que o Google adquiriu o software, a sua identidade visual em termos de ícones e logo pouco mudaram. Agora de casa nova, o SketchUp recebeu uma nova logo mais atual e simplificada.

A imagem abaixo é a nova cara do SketchUp, e deve ilustrar o material de apoio ao software, assim como todos os manuais e propagandas relacionadas.

SketchUp nova identidade

O ícone é bem sugestivo e mostra uma seqüência de degraus na imagem, que segundo a descrição da mudança no blog do SketchUp, é um demonstrativo claro da relação que o software possui com o mercado de visualização para arquitetura. O próprio nome do SketchUp sendo grafado com um novo tipo é muito mais moderno, contando com cantos arredondados, bem diferente do antigo.

Essas são apenas algumas das primeiras alterações que o SketchUp está recebendo desde que “mudou” de casa, mas devem refletir um pouco da nova filosofia empregada no software. Os usuários do SketchUp se ressentiam com o Google devido ao pouco suporte oferecido no desenvolvimento da ferramenta, e se contabilizarmos as novidades adicionadas ao software entre as versões 6 e 8 que estavam sob a tutela do Google, a coisa foi realmente tímida.

Como a nova empresa é especializada em softwares e ferramentas para arquitetura e engenharia, é de se esperar que o suporte e novidades para o SketchUp sejam muito mais agressivas, em um futuro SketchUp versão 9. Para os que estão com receio do desaparecimento da versão gratuita do SketchUp, o próprio Google e a Trimble já afirmaram que não existem planos para deixar de oferecer a versão gratuita do software.

E não foi apenas o SketchUp que mudou de visual, o próprio LayOut que é o software especializado em gerar pranchas para impressão no pacote do SketchUp Pro também mudou, como é possível conferir no artigo no blog do SketchUp.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *