A modelagem poligonal é uma das técnicas mais usadas para gerar modelos 3d em variados softwares como é o caso do Blender, 3ds Max, Maya e outros. O uso desse tipo de modelagem por boa parte dos artistas 3d é justificável pelo simples fato de ser intuitiva e fácil de aprender. Sem mencionar o fato que os outros procedimentos de modelagem 3d baseados em manipulação de curvas ou então escultura, exigem algumas vezes habilidades ou conhecimentos dos artistas que demandam muito mais tempo e prática, e algumas vezes até habilidades artísticas mesmo, coisa que nem todos possuem.

Com o uso dos polígonos para modelagem 3d a coisa é muito mais simples, pois basta conhecer as ferramentas de transformação básicas da modelagem 3d que são:

  • Translação
  • Rotação
  • Escala

E com essas três operações transformar as primitivas geométricas que estão disponíveis em vários software 3d para construir elementos mais complexos.

Modelando uma mão com polígonos no 3ds Max

Veja o caso do vídeo abaixo em que um artista 3d está criando a mão do personagem virtual que é foco do seu projeto de modelagem. O vídeo aborda apenas a criação da mão e dos dedos, mas ainda assim é interessante por mostrar uma das partes mais temidas pela maioria dos artistas.

Do ponto de vista da modelagem de seres humanos ou personagens, existem algumas partes do corpo que são especialmente difíceis de criar em 3d usando polígonos. Entre os mais altos graus de dificuldade estão em primeiro lugar a orelha e depois as mãos. É fácil de entender o motivo que faz das orelhas um dos objetos mais complicados de criar em 3d, pois a sua topologia é muito complexa e cheia de pequenos detalhes. A criação desse tipo de estrutura pode deixar até os artistas mais experientes com receio de errar! Já conheci artistas que simplesmente encontravam maneiras de esconder as orelhas dos seus personagens, usando artifícios como chapéus ou cabelo sobre as orelhas.

Os dedos das mãos também são complicados de criar, principalmente se forem colocados em foco pela câmera em animações. Se os dedos precisarem de deformações e rigging, a coisa fica ainda mais divertida.

Por enquanto, você pode praticar a modelagem da mão usando esse tutorial, e o mais interessante da modelagem poligonal é que podemos aplicar os seus procedimentos em praticamente qualquer software, pois as ferramentas são praticamente idênticas.