Clicky

Script gratuito para 3ds max gera materiais aleatórios no V-Ray

A criação de materiais para uso em softwares 3d é algo fundamental para contextualizar qualquer cena em projetos que envolvem animação ou a geração de imagens estáticas. Em algumas situações pontuais é preciso aplicar o mesmo material em diversos objetos ao mesmo tempo, e fazendo pequenas variações nos materiais como no caso as cores. Por exemplo, imagine a situação em que são necessários várias garrafas com líquidos de cores diferentes posicionados em prateleiras de mercados. Isso é perfeitamente possível de fazer em 3d, mas sem recursos como scripts ou ferramentas que deixem o processo automatizado, a edição dos materiais acaba tendo que ser manual.

Para os usuários do 3ds max que renderizam as suas cenas com o V-Ray existe uma opção de script gratuito que pode ajudar de maneira significativa nesse tipo de situação. O script se chama Material Creator and Randomizer, que pode ser copiado e usado de maneira gratuita no link indicado.

O painel de controle do script é realmente simples e exige apenas a configuração de alguns parâmetros rápidos, e se o botão “Run” for acionado enquanto existirem objetos selecionados na Viewport do 3ds max, são gerados materiais com valores aleatórios que automaticamente ficam associados aos objetos selecionados.

E não são apenas os materiais que podem ser gerados e configurados de maneira aleatória, a interface do script também permite gerar valores aleatórios para texturas usando três parâmetros que são:

  • Tiling: Distribuição da textura em linhas e colunas para gerar efeito de repetição;
  • Angle: Ângulo de inclinação das texturas associadas aos objetos;
  • Blur: Nitidez da textura

A ferramenta ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, e o próprio autor do script alerta que o seu uso deve ser realizado em projetos que sejam constantemente salvos, para evitar travamentos e perdas de informação. Mas, fora isso pelo que pude perceber até agora, poucas pessoas acusam problemas de instabilidade com o script.

As aplicações desse tipo de script são bem interessantes e devem proporcionar aos artistas 3d que utilizam o V-Ray para gerar imagens a criação de cenas com grande riqueza de detalhes, pois os materiais aleatórios que são gerados com base no script são úteis tanto para as cenas descritas, como para geras pequenas variações nos materiais.

2017-04-11T10:25:33+00:00 By |3ds max|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário