As animações que fazem uso de simulações baseadas em física precisam de muito poder de processamento para gerar animações simples, devido a quantidade de polígonos necessários para gerar simulações com elementos como fluidos. Nesse tipo de situação é interessante possuir algumas vezes softwares especializados para determinadas tarefas como é o caso de fluidos. E para trabalhos como esse, o Realflow é um tipo de software que atende muito bem as necessidades de projetos por ser especializado nesse tipo de simulação.

Para quem não sabe ainda trabalhar com o Realflow, encontrei um tutorial básico que mostra como funciona a ferramenta de maneira rápida e direta. No vídeo abaixo você aprende a adicionar primitivas geométricas do próprio Realflow, e elementos que permitem gerar a simulação como gravidade e o particle Mesh. Por incrível que pareça esses são os únicos requisitos para conseguir criar uma simulação básica com o Realflow.

Depois que está tudo configurado, basta pressionar o botão “Simulate” para visualizar a animação com fluidos sendo gerada pelo software. A qualidade da simulação produdiza no tutorial é simples, mas pode ser incrementada de maneira significativa usando os controles do Realflow.

O ponto negativo desse tipo de ferramenta é que você precisa investir em outra licença de software para conseguir completar seus projetos. Para quem já está com o orçamento apertado, ter que investir em softwares especializados para tarefas como física pode ser um grande complicador. Por isso, sempre sou favorável a utilizar os recursos da sua suíte 3d, pois a grande maioria dos softwares como o Maya ou Blender, possuem ferramentas para simular fluidos de maneira nativa. Mas, o consumo de recursos computacionais para gerar a animação ainda continuam altos.

Aprendendo a trabalhar com fluidos em 3d

Se você quiser aprender a trabalhar com fluidos usando um software gratuito, recomendo uma visita a página do curso sobre animação baseada com física com Blender. No curso você aprende a usar os recursos que o Blender oferece para gerar animação com física, e inclusive fluidos. Essas animações podem ser salvas como seqüências de imagem em PNG para fácil composição posterior em softwares como o After Effects ou mesmo Premiere.

A melhor parte, é que o Blender é um software gratuito e pode substituir o Realflow em várias situações.