O projeto Mango é a mais recente iniciativa do Instituto Blender para promover o software como ferramenta de produção profissional em computação gráfica, animação e efeitos. Desse projeto surgiu o curta chamado Tears of Steel que tinha como objetivo desenvolver no Blender as ferramentas e tecnologias necessárias para integrar o software em processos envolvendo efeitos especiais, tracking e o uso em produções com uso de filmagens em locações reais. Até agora pelo que estamos acompanhando no blog oficial do projeto a iniciativa tem sido um sucesso. As opções de tracking de câmera do Blender junto com opções para realizar composição com Chroma Key estão muito melhores.

A pré-estréia do projeto já aconteceu em Amsterdã e o que todos estavam aguardando finalmente aconteceu! A equipe estabeleceu uma data de lançamento para o Tears of Steel, que agora está marcada para 26 de setembro (2012). Ainda não conhece o Tears of Steel? O vídeo abaixo é o trailer da do curta metragem:

Em 26 de setembro será lançada a animação junto com os DVDs do projeto para quem realizou a compra antecipada. Está prevista a criação de um box com 4 DVDs contendo o filme junto dos arquivos originais usados pela equipe para produzir o curta, assim como diversos tutoriais e guias. Sim, os DVD têm como objetivo compartilhar o conhecimento gerado pela equipe durante a produção. A lista com o conteúdo previsto para o DVD pode ser encontrada nesse artigo publicado no blog do projeto.

No futuro os arquivos dos DVDs devem ser disponibilizados para download gratuito, pois está tudo licenciado em Creative Commons, inclusive para uso comercial. Você pode aproveitar os recursos usados no DVD como texturas, animações gravações para criar derivações do trabalho inclusive com objetivos de venda, desde que a fonte original dos arquivos seja citada.

Mesmo com os arquivos sendo disponibilizados no futuro, recomendo que você adquira o DVD para ajudar a financiar futuros projetos do instituto Blender. Apesar do Blender ser gratuito, as pessoas que trabalham nesse tipo de projeto precisam ser pagas! E o hardware usado para renderizar os projetos também não são gratuitos. O custo do DVD é irrisório próximo do conhecimento adquirido com o material ao qual temos acesso para estudar e desenvolver as nossas habilidades no Blender.

Quer fazer o download dos DVDs com extras dos projetos anteriores do Instituto? Basta visitar os sites dos seguintes projetos:

Visite a área de downloads de cada site, e na área de extras você pode copiar o material.