O Blender 2.64 está em estágio beta sendo testado por vários usuários ao redor do mundo para que todos os seus possíveis “bugs” possam ser descobertos, e devidamente corrigidos antes do lançamento da versão pronta para ambientes de produção. Mas, caso você seja uma pessoa curiosa e já queira testar alguns desses recursos que devem fazer parte da lista de melhorias do Blender 2.64 que aproveita muita coisa do projeto Mango, é possível fazer o download da versão de testes nesse endereço, ou então diretamente do Blender Builder que é o lugar para copiar as últimas versões e modificações no Blender. A única ressalva que faço é que você não deve usar essas versões em ambientes de produção, sem antes ter consciência de que seus dados podem eventualmente ficar corrompidos.

Um dos novos recursos do Blender 2.64, e afirmo novamente, apenas no Blender 2.64 é o modificador Skin. Estou reforçando a versão, pois sempre aparece alguém perguntando o motivo desse modificador não estar presente no seu Blender. O que o modificador Skin faz? Ele funciona de maneira semelhante ao recurso do Blender chamado de Metaballs. Com o modificador é possível adicionar um invólucro em arestas que formam uma estrutura conectada.

Quer ver como o Skin funciona? Depois de três meses sem gravar tutoriais de Blender para o blog, retomei o hábito com um pequeno tutorial mostrando o funcionamento do Skin! Se você gostar do vídeo, aproveite o momento para avaliar o mesmo no Youtube! Isso ajuda na divulgação.

Com o Skin podemos criar modelos 3d simples para projetos de escultura ou mesmo trabalhar com volumes de objetos. Para isso é necessário apenas criar a estrutura de arestas que formam o objeto, e usando a tecla CTRL+A para escalonar os vértices para inflar partes do modelo 3d.

Mas, a melhor parte do Skin é a possibilidade de adicionar dentro dessa estrutura um objeto do tipo Armature com um esqueleto pronto e já ligado ao objeto 3d. Isso é demonstrado no vídeo e se você tiver como objetivo a criação de um personagem rápido usando apenas formas simples para animação, o Skin é uma ótima opção.

Como a ferramenta ainda está em desenvolvimento, coisas estranhas podem acontecer, sendo necessário um pouco de paciência para encontra o melhor posicionamento para os vértices e conseguir uma malha 3d limpa. Mas, a idéia do modificador é muito legal.