SketchUp 8: Importando arquivos DWG na versão gratuita

O lançamento das últimas versões do SketchUp trouxe uma desagradável surpresa para a maioria dos usuários que dependiam do software para criar suas maquetes eletrônicas. Na versão 7 do SketchUp gratuito o suporte a importação de arquivos DWG do AutoCAD só era possível mediante o uso de um plugin que era oferecido de maneira totalmente gratuita pelo Google, que era na época a empresa dona do SketchUp, hoje é a Trimble. Com o lançamento do SketchUp 8 a versão gratuita do software definitivamente perdeu a capacidade de importar arquivos no formato DWG, estando o recurso destinado apenas aos usuários da versão Pro do SketchUp.

Na época muitos usuários entraram em pânico ficaram preocupados em não poder mais utilizar seus projetos desenhados no AutoCAD e salvos em DWG para construir os modelos 3d de maneira mais rápida, usando os desenhos como referência.

Como importar arquivos DWG no SketchUp 8 gratuito?

A pergunta que ilustra o título desse artigo está entre as que mais recebo no formulário de contato do blog todas as semanas. Mas, isso é possível? A resposta infelizmente é que isso não é possível, mas antes que você pare de ler o texto e se dirija aos comentários para reclamar dizer que não ajudei, existe uma solução para o problema.

Importando arquivos DWG no SketchUp gratuito

A solução para esse problema é mais simples do que você imagina, e consiste no uso do SketchUp 6 gratuito. Sim, a última versão gratuita do SketchUp que tinha suporte nativo a importação de arquivos DWG ainda pode ser copiada nesse endereço, e serve como alternativa para as pessoas que realmente querem usar arquivos DWG para modelagem no SketchUp 8 gratuito.

A técnica é simples:

  1. Instale o SketchUp 6 gratutio
  2. Importe um arquivo DWG qualquer
  3. Salve o arquivo no SketchUp 6 no formato SKP
  4. Abra o mesmo arquivo (SKP) no SketchUp 8 gratuito, e o seu desenho em CAD estará no arquivo.

Nesse caso o SketchUp 6 serve apenas como plataforma em que você vai importar os arquivos DWG, para depois editar o projeto na versão 8. Isso deve ajudar a todos os estudantes e artistas que gostariam de usar esse tipo de recurso nos seus projetos.

Aprendendo a modelar no SketchUp para arquitetura

E para as pessoas que gostariam de desenvolver as suas habilidades de modelagem 3d no SketchUp para arquitetura, e ainda não conhecem completamente o software, recomendo visitar as páginas dos dois cursos abaixo:

  • Curso de modelagem para arquitetura com SketchUp: O curso apresenta as técnicas de modelagem e ferramentas necessárias para que você possa em pouco tempo criar maquetes eletrônicas para arquitetura no SketchUp.
  • Curso de modelagem avançada usando Plugins no SketchUp: Apesar de possuir inúmeras opções de modelagem, o SketchUp é limitado em alguns aspectos. Mas, essas limitações podem ser removidas com o uso de plugins. Nesse curso você aprende a trabalhar com os principais plugins para modelagem no SketchUp. Todos os plugins abordados no curso são gratuitos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *