O curso de modelagem poligonal com Blender acabou de receber mais uma atualização, e dessa vez foi a aula 04 que aborda as ferramentas de modelagem com precisão do Blender. Esse tipo de recurso é muito importante dentro do contexto da modelagem poligonal, pois é com esse tipo de ferramenta que podemos ter controle sobre o posicionamento e transformações dos objetos dentro do ambiente de modelagem 3d do Blender. Assim como acontece com outras aulas das atualizações dos cursos do EAD – Allan Brito, estou adicionando exercícios em todos os novos cursos. O curso de modelagem poligonal com Blender na sua aula 04 tem como proposta de modelagem a criação da seguinte estrutura usando polígonos simples, mas com controle sobre o posicionamento dos objetos.

A imagem abaixo é um diagrama que mostra o exercício proposto para essa aula, em que os participantes do curso devem reproduzir o objeto apresentado usando as medidas e dimensões propostas.

modelagem-parade-curso-blender.jpg

Na aula quatro são abordados os seguintes tópicos sobre modelagem com precisão:

  • Uso do snap do Blender: A ferramenta de snap do Blender é extremamente poderosa, principalmente se usada em conjunto com o cursor 3d. Na aula 04 do curso de modelagem poligonal você aprende a trabalhar com o snap para fazer posicionamento de objetos na cena com base no cursor 3d e também nos centros dos polígonos.
  • Uso do vertex snap: Apesar de ser um recurso controverso devido a necessidade do uso de posições relativas ao mouse para funcionar bem, o chamado vertex snap é muito útil para posicionamento rápido de objetos em 3d. Um dos recursos mais interessantes desse tipo de ferramenta é o alinhamento automático de objetos 3d em planos inclinados.
  • Transformações numéricas em objetos: Existem muitos usuários do Blender que não sabem, mas é possível alterar as unidades de medida, para que ao invés das Blender Units usemos o sistema métrico com representação de distâncias em metros. Nessa aula você aprende a fazer esse tipo de ajuste, sem mencionar o fato de que qualquer transformação dentro do Blender pode ser configurada usando valores digitados no teclado.

Esses são os três principais assuntos abordados nessa aula, que é a quarta na seqüência de conteúdos da segunda versão do curso de modelagem poligonal.

As próximas atualizações no EAD – Allan Brito devem ser agora a já lendária aula 08 do curso sobre modelagem para arquitetura com Blender, e a aula 07 do curso sobre animação baseada em física. Ambas são aulas com grande quantidade de vídeos e devem ser publicadas na próxima sexta e sábado.