Os softwares que ajudam na criação de projetos para arquitetura estão em estágio bem avançado nos dias de hoje, e com um pouco de pesquisa e paciência é perfeitamente possível acelerar em muito o desenvolvimento de projetos usando software com suporte a tecnologia BIM. As ferramentas de softwares como SketchUp até ajudam na visualização e concepção do projeto do ponto de vista visual, mas no momento em que são necessários desenhos técnicos e o cálculo de elementos estruturais para fins de construção é preciso recorrer a outros softwares.

Entre essas ferramentas que suportam a tecnologia BIM está o Revit da Autodesk que é um dos destaques do segmento. Os usuários que já conhecem softwares como o AutoCAD devem sentir facilidade ao migrar da interface do AutoCAD para o Revit, pois as duas foram organizadas de maneira propositalmente semelhante com a adoção da interface ribbon.

Como aprender a usar o Revit em projetos para arquitetura?

Se você está interessado em aprender mais sobre o funcionamento do Revit, encontrei no web site CADclips um conjunto de tutoriais em vídeo que podem ser úteis nessa situação. Existe um conjunto de tutoriais em vídeo quem mostram todo o processo de modelagem de uma residência com o Revit, perfazendo um total de 14 horas de material em vídeo!

REVIT SEQ 06

Os arquivos do tutorial gratuito sobre Revit, podem ser copiados nesse endereço. Os arquivos estão organizados em um total de 71 lições que organizam os tutoriais de maneira a facilitar a consulta aos vídeos. O nível de detalhamento dos tutoriais é muito bom, passando em várias áreas do projeto que abrangem desde a criação das paredes e estruturas até a modelagem das telhas dessa edificação.

O único ponto negativo em relação aos tutorials é que todos estão narrados em inglês, o que pode dificultar um pouco a consulta dos tutoriais para algumas pessoas. Mas, se você tiver o Revit instalado no seu computador, apenas com o acompanhamento dos vídeos já será possível começar a criar elementos 3d no software.

Para saber mais sobre a tecnologia BIM, recomendo a leitura desse artigo que descreve as vantagens no uso desse tipo de tecnologia.