O curso de animação baseada em física com Blender acabou de ter a sua oitava aula publicada, e como já havia sido comentado aqui no blog, a aula 8 tem como objetivo mostrar uma aplicação prática do script Cell Fracture que foi apresentado na aula 7 do curso. Uma das coisas que sempre tento passar para os meus alunos nas aulas presenciais é que uma animação 3d não é diferente de um filme em termos de produção e montagem, em que algumas vezes devemos criar cenas montadas que passam a impressão que foram filmadas em seqüência, mas que na verdade são duas cenas diferentes.

Na aula 7 aprendemos como é possível usar o Cell Fracture para quebrar um objeto em várias pequenas partes, e como qualquer simulação baseada em física, assim que acionamos a simulação os objetos começam a sofrer ação da gravidade imediatamente. Isso dificulta um pouco o processo de animação, pois se precisarmos de eventos anteriores a quebra do objeto, é necessário encontrar maneiras de retardar esse tipo de simulação. Nessa aula 08 os participantes do curso aprendem como separar a cena de fragmentação em duas partes diferentes, e depois unir essas cenas para formar uma composição única.

O resultado é uma animação semelhante a essa:

A animação que aparece nesse vídeo é a mesma cena sendo renderizada e montada de ângulos e enquadramentos diferentes, mas é essencialmente a mesma animação. A primeira parte do movimento, em que a esfera é disparada em direção ao cubo vermelho é uma animação. Já a parte do impacto no objeto e destruição do cubo é outra animação diferente, que foram montadas no sequenciador de vídeo do Blender.

Esse é um dos diferenciais da aula 08 em relação as outras do curso, pois os participantes aprendem um pouco do sequenciador de vídeo do Blender, para conseguir mesclar animações diferentes renderizadas em momentos separados. Além disso, você aprende um método simples para ajustar a velocidade das animações geradas com base em física na Game Engine do Blender.

Caso você tenha interesse em participar do curso, visite a página de detalhes do curso sobre animação baseada em física com Blender, para conhecer mais sobre os conteúdos e encontrar o botão de inscrição. Com a aula 08, o curso está para se tornar o maior curso do EAD – Allan Brito com as aulas 09 e 10 ainda para serem publicadas.