A simulação de iluminação em ambientes de jogos no Blender é algo bem desafiador para usuários sem muita experiência com a manipulação e criação de texturas. Como é complicado simular luzes em tempo real, principalmente usando as chamadas soft shadows, é muito comum gerar mapas de texturas em que essas sombras já estão pré-renderizadas. Esse tipo de “truque” em texturas apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista visual e de performance para a produção de jogos e animações interativas com o Blender, pois assim é possível aplicar efeitos avançados de iluminação como o Ambient Occlusion nesse tipo de textura.

Sem o uso de nenhuma ferramenta auxiliar, é possível renderizar as sombras nas texturas manualmente, mas o processo é um pouco demorado, pois envolve o uso de mapas UV e iluminação. Já pensou se fosse possível fazer isso de maneira automática? Isso é possível sim com o uso do script Texture Atlas que foi apresentado aqui no blog na semana passada, e atendendo a pedidos, acabei gravando um tutorial em vídeo mostrando como é possível usar a ferramenta.

O vídeo com o tutorial é esse:

Se você gostar do tutorial, avalie!

Para usar o Texture Atlas você primeiro deve fazer o download do Add-on nesse endereço, e depois que o mesmo estiver instalado e ativado, as opções do mesmo aparecem no painel de renderização. É necessário deslocar os objetos e posicionar os mesmos na cena de acordo com a maneira que as sombras devem ser projetadas. O ponto negativo dessa técnica é que o lightmap só funciona para objetos que não se movem na cena, o que exige o posicionamento de todos modelos 3d na sua posição definitiva na cena.

Com os objetos posicionados, devemos criar um grupo enquanto todos estão selecionados, para depois conseguir gerar o Lightmap. O grupo determina quais objetos devem estar presentes no mapa, e depois podemos configurar pontos como a resolução do mapa, e também o método que será usado para gravar a iluminação na textura no campo Bake.

Esse tipo de recurso é fundamental para qualquer pessoa interessada em desenvolver jogos com o Blender, tanto é que ele já estará incluso na aula sobre materiais e texturas do curso sobre produção de jogos com o Blender.