As técnicas usadas para destruir objetos em 3d são sempre um sucesso nas minhas aulas presenciais, pois de alguma maneira acabm despertando nos alunos a curiosidade ou instinto de destruição reprimido ao longo dos anos. Pelo menos essa é a impressão que tenho quando demonstro o modificador explode do Blender ou mesmo o bomb do 3dsmax, resultando na fragmentação e posterior destruição de um objeto virtual. Depois que o Blender 2.64 recebeu um Add-on chamado de Cell Fracture a coisa ficou ainda mais fácil de realizar dentro do software, pois muita coisa agora é feita de maneira automática. O add-on foi inclusive tema da aula 08 do curso sobre animação baseada em física com Blender do EAD – Allan Brito, e gerou uma repercussão positiva entre os participantes.

A animação gerada na aula 08 do curso é essa:

Mas, extrapolando um pouco os assuntos da aula, o Daniel Martins que participa do curso sobre animação baseada em física me perguntou como seria possível trabalhar com demolições no Blender. E a resposta para isso é o uso de um Patch para o Blender que adiciona o recurso de demolição no Soft Body. Esse é um recurso ainda experimental do Blender, que necessita de versões especiais do software ou então que você compile o Blender com o Patch aplicado.

Se você não está interessado em compilar o Blender, recomendo fazer o download no graphicall.org de alguma versão do Blender já com o Patch. Basta pesquisa por demolition. Mas, como é possível usar o recurso? Para ajudar a responder a essa dúvida, resolvi gravar um tutorial sobre o tema, seguindo o guia que o próprio desenvolvedor do Patch criou.

Como você pode perceber, e parafraseando o que comentei no vídeo, você deve ter percebido de imediato que o recurso Break não existe por padrão no Soft Body. Isso devido ao fato de você ser um exímio usuário do Blender, e conhecer bem a ferramenta nos seus mínimos detalhes. Eu mesmo na primeira vez que usei o recurso fiquei procurando por vários minutos encontrei rapidamente!

Deixando a brincadeira de lado, o recurso Break é que determina o limite de rompimento dos objetos. Quanto menor for o valor do Break, mais suscetível a quebras será o objeto. Caso você queira avançar no uso dessa ferramenta para criar grandes demolições, é importante lembrar de alguns fatos antes de continuar:

  • Esse recurso ainda é experimental
  • Por ser experimental, cuidado ao abrir arquivos importantes nessa versão
  • Salve o tempo todo, pois eventualmente o Blender trava
  • Grandes quantidades de polígonos demandam muito poder computacional para animação
  • Use o Cache do Soft Body para armazenar a animação em disco

O autor do Patch tem alguns vídeo bem legais de demolição gerados com o recurso, mas que devem ter levado um bom tempo para gravar.