O Blender 2.64 estava em desenvolvimento já faz um bom tempo, e suas versões de teste, Release Candidates começaram a aparecer algumas semanas atrás mostrando algumas das novidades que estavam por vir. Mas, finalmente a espera terminou, pois a versão estável do Blender 2.64 já está disponível para download. Essa é uma das versões que teve o maior intervalo entre os períodos de desenvolvimento, pois foram alguns meses entre o 2.63 e o 2.64, mas a quantidade de novos recursos compensou a espera pelo lançamento.

Essa versão do Blender foi resultado do trabalho realizado pela equipe do projeto Mango, que acabou resultando no curta Tears of Steel que está fazendo muito sucesso na web, e gerando um excelente feedback para o Blender como ferramenta, e consequentemente para todos que utilizam o software para fins profissionais.

blender-264.jpeg

Como essa versão acabou sendo focada no projeto Mango, as novidades do Blender 2.64 estão um pouco concentradas na parte de efeitos visuais e tracking, que foi muito exigida para a montagem e produção do Tears of Steel. Mas, isso não é tudo, pois existem outras novidades que inclusive já foram abordadas aqui no Blog em tutoriais já publicados.

Por exemplo, o novo modificador Skin que permite criar modelos 3d volumétricos e também trabalhar com a criação de esqueletos de maneira automática.

Ainda existem as melhorias no Blender Cycles, em que luzes do tipo Spot agora são suportadas e novos nodes para trabalhar com iluminação e ajustes para a cena como o Falloff. O tutorial abaixo mostra um pouco desses recursos ainda nas versões de teste do Blender.

Ainda existem outras ferramentas como o incrível Add-on Cell Fracture e muitos outros novos recursos, que podem ser conferidos nesse endereço em que está a lista com todas as melhorias e novos recursos do Blender 2.64.

Sorteio de DVDs do projeto Tears of Steel e treinamentos com Blender

E não custa lembrar que para promover o lançamento do projeto Tears of Steel, estou sorteando entre os participantes dos cursos no EAD – Allan Brito que se inscreverem em qualquer curso nesse mês de outubro, dois DVDs do Tears of Steel que por sinal são pacotes formados por 4 discos, e fora isso mais dois DVDs de treinamento do instituto Blender.

Para conhecer as regras e saber mais sobre o sorteio, visite esse endereço com o anuncio do sorteio.