Um dos temas mais complexos de se trabalhar no Blender é a animação de personagens, pois os artistas acabam tendo que trabalhar com aspectos técnicos e artísticos dos softwares 3d. Isso demanda muita prática e tempo de produção que em algumas situações demanda tempo e atrasa a maioria das produções. Entre as alternativas para acelerar o desenvolvimento desse tipo de projeto está o uso de dados oriundos de sistemas de captura de movimento. Nesse tipo de sistema, um ator utiliza uma roupa especial que funciona como base para câmeras ou sensores captarem os seus movimentos, e transforma isso em dados que podem posteriormente aplicados em personagens virtuais.

Hoje é muito comum encontrar projetos de animação que recorrem a dados de captura de movimento para acelerar a produção do conteúdo, seja na indústria de animação mesmo ou jogos. E para as pessoas que quiserem aprender a usar esse tipo de material com o Blender, estou lançando hoje mais um curso no EAD – Allan Brito. O curso é sobre animação com captura de movimento no Blender, e tem como objetivo mostrar as ferramentas e técnicas necessárias para que os participantes possam aproveitar esses recursos em projetos de animação.

O vídeo abaixo mostra um pouco dos primeiros exercícios de animação realizados no curso:

O Blender oferece suporte excelente para os arquivos com extensão BVH da Biovision, que oferecem personagens humanóides já em hierarquia prontos para aplicação em animações. Se você acha que é questão apenas de importar os arquivos para usar dentro dos projetos no Blender, você está enganado! Existem alguns passos importantes que precisamos realizar antes de aplicar os arquivos em personagens, sendo que esses passos são abordados no curso!

No curso você aprende:

  • A selecionar arquivos BVH que sejam “compatíveis” com o Blender
  • Ajustar parâmetros dos arquivos BVH como FPS e a pose inicial do personagem
  • Aplicação do esqueleto em personagens virtuais
  • Uso de múltiplos arquivos BVH no mesmo personagem
  • Composição de projetos usando personagens virtuais e arquivos BVH
  • Uso do Add-on Mocap Tools do Blender
  • Fazer Retargeting de arquivos BVH para outros personagens

As três primeiras aulas do curso já estão prontas e publicadas! A previsão de publicação de todas as aulas é o dia 15 de Novembro. Para saber mais sobre o curso, você pode acessar a página de detalhes do curso sobre animação com captura de movimento no Blender.

Os próximos cursos que devem receber atualizações essa semana são:

E não custa lembrar, que ao realizar a inscrição nesse curso, você pode concorrer a um sorteio de quatro DVDs do Instituto Blender. As regras para o sorteio estão nesse endereço.