Um dos fatores determinantes para qualquer pessoa trabalhando na área de desenho técnico ou produção de peças gráficas na área de arquitetura ou engenharia, é a capacidade dessa pessoa de conseguir criar de maneira rápida ilustrações e peças gráficas que consigam ao mesmo tempo representar de maneira correta os projetos do clientes, e ao mesmo tempo gerar elementos visuais agradáveis para as pessoas que devem ler os desenhos técnicos. É nesse ponto que muitas pessoas acabam deixam um pouco de lado a parte estética do desenho técnico em softwares como o AutoCAD, focando exclusivamente na parte técnica. A parte técnica tem peso muito maior evidentemente, mas é preciso gerar algo visualmente agradável também para passar melhor a idéia do projeto.

Nesse tipo de situação é sempre interessante possuir uma boa biblioteca de blocos em DWG para uso no AutoCAD, pois com esses blocos podemos adicionar objetos que fazem parte do ambiente, representando de maneira mais real a escala dos ambientes. Isso é muito importante para qualquer desenho técnico, pois a leitura desses desenhos fica prejudicada sem a existência de uma referência de escala. E mesmo com as linhas de cota no desenho fica complicado de perceber se um ambiente é pequeno para aquilo que estamos projetando. Por exemplo, em uma sala de 3 por 4 metros, quantas cadeiras podem ser colocadas de maneira a deixar o ambiente confortável? Isso é possível? No papel é fácil de calcular, mas mostrar isso em desenho é muito melhor.

Download gratuito blocos DWG AutoCAD

Download gratuito de blocos em DWG para AutoCAD

E para ajudar as pessoas interessadas em melhorar os seus desenhos técnicos, encontrei mais uma biblioteca gratuita de blocos em DWG, que podem ser copiados de maneira totalmente gratuita. A biblioteca possui arquivos em DWG para duas áreas que são:

  • Arquitetura
  • Desenho mecânico

Apesar da biblioteca estar em inglês, podemos facilmente encontrar vários arquivos em DWG que podem ser usados em softwares que tenham capacidade de ler arquivos DWG como o próprio AutoCAD, e similares como é o caso do DoubleCAD e do Draftsight.

Esse é o tipo de recurso que deve ser armazenado nos seus favoritos, pois sempre que for necessário podemos recorrer aos blocos para adicionar novos elementos em projetos de arquitetura e engenharia. Isso é útil até mesmo para a modelagem 3d, pois é possível usar esses blocos em DWG como base para modelagem.