JefeCheck: Software gratuito para pós-produção de vídeo

A renderização de animações é sempre um grande desafio para qualquer artista 3d ou equipe de criação, pois geralmente é o estágio do projeto que pode demandar mais tempo de espera por parte da equipe. Um dos erros mais comuns de artistas 3d iniciantes é gerar vídeos já usando containers de vídeo! Isso é sem sombra de dúvida um dos grandes erros que você pode cometer, pois no caso de precisar editar esse vídeo posteriormente, o mesmo vai acabar sendo compactado novamente e mais informações são perdidas no processo. Claro que podemos gerar vídeos sem compressão que ocupam espaços gigantescos em disco, mas ainda assim prefiro outra solução.

No caso de animações a minha animação é sempre gerar uma sequência de imagens em formatos que suportam compressão Lossless como é o caso do PNG. A criação de sequências de imagens permite até interromper o render de maneira mais fácil, e depois unir as imagens em um software próprio para pós-produção. No meu caso uso sempre o Blender para esse tipo de tarefa, mas os outros artistas podem passar a usar uma ferramenta que se tornou gratuita depois de passar um tempo como opção paga para compor sequências de imagens que é o JefeCheck.

O software é especializado em reproduzir sequências de imagens representando desde storyboards animados até mesmo animações finalizadas, e a ferramenta ainda permite aplicar efeitos e filtros no resultado final, facilitando o processo de pós-produção.

O vídeo abaixo mostra alguns dos recursos do JefeCheck incluindo a sua interface. A gama de recursos é bem interessante, envolvendo o uso de imagens com canais alpha, HDR e até arquivos EXR com múltiplos canais. É possível aplicar efeitos e outros ajustes na imagens diretamente dentro do JefeCheck.

A ferramenta é muito útil como opção para realizar a montagem desse tipo de elemento em projetos de animação, pois permite trabalhar com efeitos e correções em animações de maneira rápida e simples. Até mesmo para a montagem de vídeos no formato timelapse é possível usar o JefeCheck.

Para todos os casos, o download do software é mais do que recomendado, seja você um profissional ou estudante que precisa montar esse tipo de imagem.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “JefeCheck: Software gratuito para pós-produção de vídeo”

  1. ola tudo bem…

    allan brito esse software parece mesmo ser bem legal…
    tipo como tudo que vc indica…
    sabe onde conseguir tutorial para ele…
    procurei nao achei nada e uso soni vegas mais estou migrando para softs free como blender,gimp, unity etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *