O curso sobre renderização avançada usando Blender Cycles recebeu mais uma atualização, e agora a aula 07 já está disponível para os participantes do curso. Essa aula foi inspirada por uma demanda comum de várias pessoas que estão inscritas no curso, e que não estavam conseguindo encontrar a melhor maneira de configurar a renderização e a iluminação no Cycles para cenas externas. Para as cenas internas já foi apresentado um método de iluminação na aula 03, mas até agora a iluminação externa não havia sido abordada.

Por esse motivo, acabei preparando o material dessa aula 07 explicando vários conceitos e características importantes para ajustar as luzes externas, principalmente no uso da luz do tipo Sun do Blender. Essa luz é suportada pelo Cycles, mas só conseguimos bons efeitos de sombra com o ajuste do parâmetro size da luz.

Nessa aula 07, explico o processo completo de configuração de uma cena para simular a iluminação do sol, e aproveito para realizar a aplicação prática de alguns conceitos abordados na aula sobre texturas. O resultado é a iluminação apresentada na imagem que ilustra esse artigo.

curso-blender-cycles-luz-sol.jpg

Essa seria pela contagem normal a última aula do curso, mas ainda pretendo produzir mais uma aula apresentando um pequeno projeto de visualização voltado para produtos, que será a base para explicação de conceitos relacionados aos ajustes no render do Cycles.

Portanto, o curso ainda não acabou! Falta mais uma aula para terminar.

Últimos dias para participar do sorteio do EAD – Allan Brito

Já aproveitando esse artigo sobre a atualização do curso sobre Cycls, gostaria de lembrar que estamos nos últimos dias para participar do sorteio de 4 DVDs do Instituto Blender no EAD – Allan Brito. Para participar, você deve se inscrever até o dia 31/10 em qualquer um desses cursos:

Cada inscrição dá direito a um “cupom” virtual para participar do sorteio, mas só para quem seguir as instruções descritas nas regras do sorteio. Se você pretendia participar, restam apenas poucos dias para que a sua inscrição possa ser realizada e a mensagem no Twitter publicada!