A modelagem de objetos complexos no SketchUp pode ser um grande desafio para qualquer artista 3d, pois a maneira com que o SketchUp funciona é muito mais otimizada para criação de objetos de natureza geométrica. Isso significa dizer que objetos com ângulos bem definidos e formas que lembrem um sólido geométrico são fáceis de criar com o software, mas quando o assunto são modelos 3d orgânicos a coisa fica um pouco mais complicada. Por exemplo, um artista que precise trabalhar com a modelagem de terrenos para visualização em arquitetura enfrenta um pouco de dificuldade na criação da geometria necessária para gerar esse tipo de superfície.

Um artigo muito interessante publicado na revista Landscape Architecture Magazine mostra bem como poderíamos trabalhar com a modelagem de terrenos no SketchUp, usando um plugin gratuito chamado de tools on a surface.

Modelagem de terrenos no SketchUp

Esse plugin é muito útil para a criação de terrenos, pois nos oferece a liberdade de criar superfícies com base em geometria importada de outros softwares. As situações em que o tools on a surface podem ser úteis são as mais diversas. Um artista 3d que importa arquivos DWG para seu projeto no SketchUp, pode encontrar um modelo 3d do terrenos totalmente deformado e cheio de pequenas faces. Dependendo do seu computador, isso pode muitas vezes inviabilizar o processo de edição do projeto como um todo.

Com o tools on a surface, o artista realiza um procedimento que é conhecido em outros softwares 3d como retopologia, em que uma nova superfície é criada com base em objetos já existentes. Os objetos existentes funcionam como uma espécie de guia, e a modelagem é realizada usando a sua estrutura como base.

Mesmo com o artigo estando em inglês, a leitura do mesmo é muito interessante, pois é a exata aplicação das ferramentas de modelagem do SketchUp para a criação de topografia.

Cursos de modelagem com SketchUp para arquitetura

Para todos que gostariam de aprender a trabalhar com modelagem no SketchUp para arquitetura, envolvendo tanto a criação de objetos como paredes, janelas, telhados e até mesmo terrenos. No EAD – Allan Brito você encontra dois cursos sobre o SketchUp que são:

O primeiro curso apresenta as ferramentas do SketchUp para modelagem 3d tradicional, e no segundo curso você aprende como usar e instalar plugins gratuitos para o SketchUp que adicionam inúmeras opções avançadas de modelagem, para criar elementos semelhantes ao terreno apresentado nesse artigo.