A organização de projetos realizados com qualquer software 3d é de extrema importância para qualquer pessoa interessada em realmente desenvolver um ambiente otimizado de trabalho, em que é possível aproveitar objetos previamente modelados, ou mesmo materiais e texturas já configuradas em outros projetos. Isso economiza tempo no desenvolvimento do projeto e acaba até mesmo servindo como diferencial competitivo, pois você será capaz de entregar projetos complexos em menos prazo. No Blender existem duas opções no menu File que são o Link e o Append que ajudam nesse tipo de organização. Como esse tipo de opção gera muitas dúvidas em relação ao seu uso e aplicação, resolvi escrever um pequeno tutorial em vídeo mostrando como usar as duas opções para que você possa montar a sua própria biblioteca de objetos e materiais.
Agora que você assistiu ao vídeo, pode começar a usar as duas opções em seus projetos. Mas, como já havia mencionado no tutorial, muito provavelmente você já usa isso! Não é?
Deixando a brincadeira de lado, o uso do Link e do Append são de extrema importância para qualquer artista usando o Blender pois com eles podemos:
- Trazer objetos de outros arquivos do Blender
- Usar arquivos externos apenas como referências
- Replicar as modificações realizadas em apenas um arquivo para vários
- Trabalhar com repositórios de objetos 3d
Entre todos esses recursos os que mais interessam a artistas são a replicação das alterações em um arquivo, caso um objeto nesse arquivo esteja sendo usado como referência externa (Link). E também a possibilidade de criar um repositório de objetos. Basta salvar o arquivo do modelo 3d desejado, e aproveitar esse modelo fazendo um Append ou Link para o objeto dentro desse arquivo.
Se você não sabia usar a ferramenta, agora sabe!
Últimos dias para participar do sorteio dos DVDs
Hoje é o penúltimo dia para participar do sorteio de quatro DVDs do Instituto Blender que farei no começo de novembro. Para participar do sorteio, basta realizar a inscrição em qualquer um dos cursos abaixo:
- Curso sobre modelagem para arquitetura com Blender
- Curso sobre renderização avançada com Blender Cycles
- Curso sobre rigging de personagens com Blender
- Curso sobre modelagem poligonal com Blender
- Curso sobre materiais e texturas com Blender
- Curso sobre animação 3D com Blender
- Curso sobre animação baseada em física com Blender
- Curso sobre produção de jogos com Blender
- Curso sorbe animação com captura de movimento no Blender
- Curso sobre modelagem para arquitetura com SketchUp
- Curso sobre modelagem avançada usando plugins no SketchUp
Depois de realizar a inscrição, é só seguir as orientações descritas nesse endereço! Amanhã é o último dia, pois as inscrições para participar do sorteio só são consideradas até o dia 31/10/12!