A criação de personagens preparados para animação em 3d é uma das partes mais complexas da produção em 3d, pois os conhecimentos necessários para criar um Rig de personagem acabam envolvendo aspectos de modelagem, animação e principalmente na parte de controladores e constraints. Em alguns casos é mais rápido fazer um curso sobre Rigging de personagens para aprender os procedimentos necessários para conseguir configurar esses personagens, ou então conseguir personagens prontos para analizar as suas configurações, e aprender o processo por meio de engenharia reversa.

Esse tipo de procedimento é um pouco mais complexo, mas é perfeitamente possível de ser realizado por animadores mais experientes. Se você é usuário do Maya e gostaria de fazer o download de um Rig muito completo e pronto para animação, você pode copiar de maneira gratuita uma personagem no estilo cartoon chamada de Bonnie.

O vídeo a seguir é uma demonstração de como funciona o Rig:

A personagem possui o seu Rig todo configurado de maneira muito completa, inclusive com um painel de controle que mostra vários aspectos da configuração do Rig para essa personagem. Existem controles prontos para animação facial da personagem que foram criados usando o recurso dos Blend Shapes do Maya, que são equivalentes ao Morph Target do 3dsmax e Shape Keys do Blender. Esse tipo de controle é fundamental para conseguir boas expressões faciais em animação, e são bem trabalhosas de configurar.

A personagem foi criada por um animador chamado Josh Sobel e a personagem está hospedada, pelo menos o arquivo da personagem Bonnie no web site do artista. Para usar a personagem com todos os recursos, você precisa usar o Maya a partir da versão 2011. Caso o arquivo seja aberto em versões anteriores, o Rig não vai funcionar.

Esse tipo de recurso é muito interessante para animadores que ainda estão começando a aprender a criar Rigs completos para animação. Para algumas pessoas o processo de Rigging é igualmente complexo se compararmos com a animação em 3d. Os conhecimentos e habilidades necessárias para dominar as duas tarefas podem ser um pouco diferentes, mas um artista 3d completo precisa saber muito sobre criação e configuração de personagens e também animação 3d.