Curso sobre produção de jogos com Blender: Aula 06 disponível

O curso sobre produção de jogos com Blender recebeu mais uma atualização hoje, que deve consolidar o caminho para a produção de jogos no Blender com visual mais rico e realista. A aula 06 do curso aborda o uso de materiais e texturas dentro do ambiente de jogos do Blender, fazendo uso de recursos básicos e avançados com o modo de shading GLSL que permite utilizar recursos avançados de transparência e exibição de texturas na 3D View do Blender e também no modo de jogos.

Essa é a primeira aula depois da longa e trabalhosa aula 05 do curso que abordou a maioria dos atuadores do Blender, que são um dos grandes responsáveis pela parte interativa da produção de jogos no Blender usando os blocos de lógica.

A imagem a seguir mostra uma das telas retiradas do sexto vídeo da aula 06 que aborda exatamente o uso de texturas com canal alpha para representar vegetação em jogos.

curso-blender-jogos-texturas-aula-06.jpg

Os participantes dessa aula aprendem a trabalhar com os seguintes aspectos dos materiais no Blender dentro do contexto de jogos:

  • Uso de shaders
  • Escolha do algoritmo de shading
  • Criação de materiais
  • Aspectos dos materiais para física]
  • Controle de transparência
  • Materiais com faces visíveis dos dois lados
  • Texturas
  • Mapas UV
  • Configuração de mapas UV
  • Pintura de texturas no Photoshop
  • Criando mapas de iluminação
  • Uso de múltiplas texturas
  • Uso de múltiplos mapas UV
  • Criação de alto relevo com texturas
  • Uso de texturas com canal alpha
  • Embutir texturas dentro do arquivo do Blender
  • Criar arquivos de texturas dos mapas de baking

Todos esses aspectos são abordados ao longo dos sete vídeos que fazem parte da aula 06. Com o conhecimento adquirido nessa aula, os participantes do curso podem começar a trabalhar em jogos que possuem mais recursos visuais como é o caso das texturas.

A boa notícia é que a aula 07 já está em processo de upload, e muito provavelmente até o final do dia também deve estar disponível. Essa aula aborda o uso de animações dentro da game engine do Blender, com a apliação direta do atuador Action.

Para se inscrever no curso sobre produção de jogos com Blender, basta visitar a página de detalhes do curso. E no caso das pessoas que gostariam de se inscrever em mais de um curso, é sempre bom lembrar que ofereço descontos para inscrições múltiplas no EAD – Allan Brito.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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