A configuração de materiais em renderizadores diferentes sempre acaba sendo parte do aprendizado relacionado ao software. Por exemplo, quando usamos o renderizador interno do Blender é possível configurar os materiais usados no render com diversos parâmetros e opções, mas quando o renderizador é alterado para o Blender Cycles, praticamente todas as opções existentes nos materiais acabam mudando. Isso é perfeitamente comum e necessáiro, pois dependendo do software usado a coisa muda muito de figura em relação as opções existentes no render. Como muitas pessoas ainda não tem muita experiência no ajuste de materiais usando o Blender Cycles, possuir uma biblioteca de materiais é sempre interessante para aprender os ajustes necessários para criar superfícies como metais, pedras e outras.

Para quem ainda está aprendendo o Cycles ou gostaria de adicionar algumas configurações novas em relação aos materiais a sua biblioteca, existe uma excelente biblioteca de materiais gratuitos para o Cycles, disponível para download no BlendSwap. Esse é um site que permite compartilhar arquivos de projetos realizados com o Blender, sendo que a grande maioria é disponibilizada com uma licença creative commons. A licença do arquivo dessa biblioteca é creative commons zero, o que significa que você pode usar o arquivo para qualquer coisa, inclusive para fins comerciais e sequer precisa citar o autor. O download no BlendSwap só é permitido mediante cadastro, portanto você precisa se registrar para conseguir ter acesso ao arquivo.

A melhor maneira de usar esse arquivo é por meio da opção Append ou Link do Blender, em que podemos trazer objetos e informações de outros arquivos do Blender para dentro do seu projeto. Ainda não sabe como o Append e Link do Blender funcionam? Assista ao tutorial abaixo para descobrir!

O recurso é muito bom e deve ajudar inclusive as pessoas que estão participando do meu curso sobre renderização avançada com Blender Cycles, que apesar de ter uma aula própria sobre materiais com o Cycles, não possui nenhum link ou recurso como essa biblioteca. Estou adicionando hoje mesmo o link para esse material como um dos recursos do curso, que ensina a renderizar cenas usando o Blender Cycles no Blender desde o princípio!