O Blender hoje em dia possui uma quantidade considerável de renderizadores externos, que mesmo com o advento do Cycles ainda permanecem como uma das principais ferramentas para gerar imagens realistas com o software. O motivo disso é simples, o Cycles ainda é um software recente e não conta com vários recursos importantes como o suporte a luzes do tipo IES. Entre os vários renderizadores externos compatíveis com o Blender está o YafaRay que é um dos mais antigos, ainda em “atividade”. Nas minhas primeiras experiências com o Blender lembro muito bem do seletor de renderizador no Blender.

Hoje ainda existem usuários que gostam de usar o YafaRay para gerar imagens, mas muitos se queixam da lentidão do renderizador e da necessidade de fazer ajustes de anti-aliasing para conseguir bons renders.

Se você quiser conhecer um desses projetos, recomendo visitar os fóruns de usuários do YafaRay para conferir o trabalho de um artista chamado stoneage. Ele publicou uma imagem renderizada apenas com o YafaRay e o Blender. A imagem é essa:

blender-yafaray-interior-rendering.jpg

A imagem sozinha já é interessante pela qualidade dos materiais, iluminação e render, mas para deixar a coisa ainda mais atraente para possíveis usuários do YafaRay, o artista explicou no fórum como foi o processo de configuração dessa cena, inclusive com a posição de cada fonte de luz na cena.

Outro ponto interessante é que a imagem foi renderizada três vezes, usando os pontos de luz de maneira individual para posteriormente ser feita a composição da cena no Composite Nodes do Blender. Até a configuração do composite nodes foi compartilhada pelo artista!

Mesmo para as pessoas que não são usuárias do YafaRay, é interessante conhecer o processo de configuração de uma cena desse tipo para poder aplicar alguns dos conhecimentos, principalmente os relacionados com o composite nodes em outros projetos.

Para pessoas que usam o Blender já faz um bom tempo, como eu, é difícil deixar de usar o YafaRay, até pelos vários projetos antigos que foram produzidos usando o software. Se for preciso fazer modificações no mesmo projeto, basta abrir no Blender 2.49 e renderizar novamente! Se for adaptar para o Cycles, será preciso configurar tudo novamente.