O uso de material externo em projetos de modelagem sempre é algo recomendável em ambientes que exigem o máximo de rapidez na modelagem de projetos. Em arquitetura a coisa não é muito diferente, pois os prazos são na maioria das vezes curtos e precisamos representar ambientes que possuem grande quantidade de detalhes e objetos. Se a escolha do artista responsável for a de criar todos os objetos do zero, o projeto pode até ficar totalmente original, mas o tempo necessário para entregar o modelo 3d acaba sendo elevado de maneira significativa. A pergunta que você deve se fazer também é: vale a pena o esforço para modelar todos os objetos 3d da cena?

Nesse tipo de situação é sempre recomendável possuir uma boa biblioteca de modelos 3d sempre a disposição, para usar em projetos desse tipo. Assim você consegue acelerar de maneira significativa a produção dos seus projetos. Sempre que encontro alguma fonte de modelos 3d gratuitos que possam ser usados em projetos, estou sempre recomendando aqui no blog. Essa semana encontrei mais uma excelente coleção de modelos 3d gratuitos, voltados para uso em arquitetura. Os modelos 3d foram criados com o Blender Cycles em mente, mas podem ser usados por qualquer outro software, bastando para isso abrir os arquivos no Blender e exportar os arquivos para outros formatos como o OBJ.

biblioteca-gratuita-moveis-arquitetura-download.jpg

Para fazer o download da coleção de modelos 3d gratuitos, basta visitar esse endereço. O autor dos modelos 3d se chama skororu e o mesmo disponibilizou os arquivos com uma licença creative commons, significando que você pode usar os modelos até mesmo em projetos com fins comerciais, contanto que cite a fonte dos arquivos.

Essa é uma excelente oportunidade de aproveitar esses arquivos para expandir a sua biblioteca de modelos 3d. Caso você não saiba como usar esses arquivos no Blender, recomendo assistir ao tutorial a seguir que ensina a trabalhar com o Append e Link do Blender.

O material é de grande utilidade principalmente para os participantes do curso sobre modelagem para arquitetura com Blender, que podem criar a parte estrutural dos modelos 3d e depois adicionar os móveis e objetos usando o recurso Append e Link.