Curso de animação baseada em captura de movimento com Blender: Aula 04 disponível

O uso de dados oriundos de sistemas que usam captura de movimento, conhecidos também pela abreviação mocap, ajudam muito na produção de animações 3d com personagens de maneira rápida. Com o Blender é possível aproveitar muito bem arquivos salvos em um formado chamado BVH que é o formato criado pela Biovision para armazenar dados já em hierarquia para captura de movimento. No curso de animação baseada em captura de movimento com Blender você aprende a trabalhar exatamente com esse tipo de arquivo dentro do Blender, aplicando as informações em personagens virtuais para gerar animações 3d sem a necessidade de adicionar keyframes para gerar movimento.

Esse curso foi atualizado hoje, recebendo a sua quarta aula que aborda o uso de múltiplos arquivos BVH no mesmo esqueleto. Até esse momento no curso os participantes já aprenderam a:

  • Encontrar bibliotecas gratuitas de arquivos BVH
  • Editar as características dos arquivos BVH em softwares especializados e gratuitos
  • Preparar os arquivos para uso no Blender
  • Importar arquivos BVH no Blender
  • Aplicar o esqueleto gerado pelo arquivo BVH em personagens no Blender

Mas, uma coisa que estava faltando era o uso de mais de um arquivo BVH no mesmo esqueleto, para conseguir mesclar os movimentos de vários arquivos. O vídeo a seguir mostra um exemplo da aplicação desses conhecimentos na mistura dos movimentos de dois esqueletos. O primeiro representa um simples caminhar e o segundo tem o mesmo personagem correndo. Na terceira cena temos o personagem iniciando o movimento com uma simples caminhada, e depois o mesmo passa a correr.

Para fazer esse tipo de ajuste é necessário usar a janela NLA Editor do Blender, que é apresentada logo no início da aula 04. Se você está inscrito no curso de animação 3d com Blender, deve conhecer a janela NLA Editor, pois a mesma é usada nesse curso várias vezes.

O próximo passo no curso é abordar as ferramentas específicas do Blender para trabalhar com arquivos BVH como é o caso do Add-on Mocap tools que ajuda muito em tarefas como o retargeting. Para se inscrever no curso de animação baseada em captura de movimento com Blender, basta visitar a página de detalhes do curso. E só para lembrar, você pode conseguir descontos se fizer a inscrição em vários cursos ao mesmo tempo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *