O uso de figuras humanas em projetos de renderização é sempre tema de muita pesquisa e esforço para a maioria dos artistas 3d, pois exige que o mesmo faça testes com múltiplas soluções para conseguir encontrar a melhor opção. Sempre que tenho a necessidade de representar esse tipo de elemento em 3d, procuro usar sempre texturas para posicionar pessoas e vegetação nas cenas, pois isso deixa o processo como um todo muito mais leve. O uso de texturas é a escolha de muitos artistas, pois é possível unir qualidade fotográfica com a leveza em termos de complexidade, se compararmos com o uso de polígonos.

Para conseguir usar essas imagens em cenas 3d é necessário coletar uma boa quantidade de texturas representando pessoas e vegetação. É por isso que sempre estou fazendo recomendações de download desse tipo de material aqui no blog, principalmente se o recurso for gratuito. Alguns dias atrás um web site que já apareceu aqui no blog várias vezes com coleções gratuitas de pessoas no formato cutout, em que já existe um mapa de opacidade pronto para uso em softwares 3d, adicionou mais uma coleção de pessoas para download gratuito na sua lista. Estou falando do XOIO-AIR que agora publicou no seu site uma coleção com pessoas no formato cutout fotografadas em ângulos baixos.

download-gratuito-pessoas-cutout.jpg

Esse tipo de coleção é muito interessante por dois motivos, sendo o primeiro a grande variedade de pessoas disponíveis para download. O segundo é o ângulo no qual as pessoas foram fotografadas que é bem inusitado. O fato das fotos estarem em ângulos baixos deixa o material perfeito para uso em situações em que as figuras humanas precisam ser posicionadas em locais como escadas e outros lugares em que o observador está posicionado em níveis mais baixos do que a pessoa sendo representada.

O único ponto negativo da coleção é que você só pode usar as imagens se tiver situações em que o observador, ou a câmera da sua cena estejam posicionadas em níveis inferiores, caso contrário a pessoa vai acabar ficando distorcida na renderização, e o efeito de escala e humanização acaba ficando prejudicado.