Add-on para animação em tempo real no Blender

A criação de animações em softwares 2d ou 3d é sempre um processo que exige muito dos artistas, seja no conhecimento técnico da ferramenta usada para produzir a animação ou então na sensibilidade e habilidade artística necessária para criar dinâmicas interessantes para a animação. O processo tradicional de animação é a chamada interpolação de movimento, que é a base de toda a animação gerada por meio de software. Mais tradicional ainda é o método de movimento chamado de “quadro-a-quadro” em que precisamos fazer todos os quadros da animação, sendo derivado dos sistemas “analógicos de animação”. Nos meios digitais é mais comum trabalhar com a interpolação. Existem outras maneiras? Claro que sim, e podemos usar métodos de animação procedural para gerar movimento, como é o caso das animações baseadas em física.

No Blender ainda é possível usar outro método para criar animações, graças a um Add-on muito interessante chamado de Real Time Animation. Antes que você continue lendo, é importante lembrar que esse Add-on em particular é diferente dos outros existentes para o Blender, pois ele é pago. Sim, para usar na sua totalidade esse Add-on é preciso adquirir o mesmo, mas o autor disponibiliza uma versão de testes gratuita.

Mas, o que faz o Real Time Animation? Muito simples, ele permite que você realize uma animação usando métodos semelhantes aos da Game Engine do Blender. Você pode criar e gravar keyframes com base no movimento dos objetos usando o teclado. Assim, o movimento pode ser criado de maneira “livre” usando o as setas. Esse tipo de animação permite aos artistas 3d trabalhar com métodos bem diferentes e interativos de animação, praticamente como se fôssemos jogar dentro de um ambiente de render em tempo real.

A versão de testes do Add-on funciona com os mesmos recursos da versão paga, mas depois de algumas interações alguns dos botões do Add-on ficam desabilitados, sendo necessário instalar novamente o Add-on. Será que vale a pena adquirir esse Add-on para o Blender? Dependendo da sua necessidade e habilidade em criar animações baseadas em keyframes, pode ser uma ótima solução para gerar movimento. O processo fica mais interativo e direto, dependendo menos do artista para posicionar keyframes.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *