O uso de animação baseada em física no Blender ainda está de certa forma relacionado com o uso da Game Engine, devido ao fato do sistema de animação que cria simulações de Rigid Body estar associada a Game Engine. Se você quiser trabalhar com animações em que os objetos sofram a ação da gravidade e sejam suscetíveis a colisões é preciso mudar o render para o modo de jogos, gravar o movimento e interação dos objetos e depois voltar para o modo de animação tradicional do Blender. Isso é assim desde que conheço o Blender, e até hoje me serviu muito bem na maioria dos projetos. Mas, claro que tudo pode melhorar e com o Blender estamos sempre vendo alguma coisa sendo desenvolvida para melhorar um recurso já existente.

Um artista e usuário do Blender chamado Sergej Reich está trabalhando em um projeto para integrar a engine de física bullet no Blender, e como resultado disso veremos a parte de animação baseada em Rigid Body integrada ao painel de física do Blender. Já existem versões de teste do Blender disponíveis para download que contam com essa implementação da engine bullet, e para mostrar como pode ficar a parte de simulação baseada em física no futuro, resolvi gravar um pequeno tutorial mostrando o seu funcionamento.

Caso você queira seguir o tutorial e usar o recurso, recomendo fazer o download de uma versão de testes no graphicall.org identificada como sendo do projeto de integração da engine bullet.

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar o mesmo?

No vídeo podemos perceber que a integração da engine bullet e das ferramentas de Rigid Body no painel de física do Blender apresenta inúmeras vantagens em relação ao método usado hoje, como a posisbilidade de adicionar keyframes nos parâmetros da simulação. E também podemos trabalhar com o uso de sistemas ativos e passivos de Rigid Body assim como acontece em ferramentas como o Maya.

O tutorial foi apenas uma apresentação, mas mostra bem o que podemos esperar no futuro em termos de animação com física. Se você quiser aprender mais sobre animação com física no Blender, sempre é interessante visitar o curso sobre animação baseada em física com Blender. Assim como mencionei no vídeo, me falaram que o curso é muito bom!