A renderização de elementos como cabelos em 3d está entre os maiores desafios encontrados por artistas 3d que tentam gerar personagens virtuais que tenham esse tipo de característica. É devido as dificuldades enfrentadas na criação de cabelos que muitos artistas acabam elaborando personagens que possuem cabelos criados por polígonos, e incrementados usando texturas com canal alpha. É fácil e rápido de configurar e a animação pode ser totalmente configurada com base em esqueletos. Mas, algumas situações exigem que o artista gere superfícies com objetos simulando cabelos ou mesmo vegetação como grama. Se o renderizador e o software usado para modelagem suportarem, é possível gerar imagens bem realistas com esses recursos.

Para a felicidade da maioria dos usuários do Blender, a ferramenta já suporta a criação de cabelos por meio de partículas. A única coisa que estava faltando era o Cycles conseguir renderizar esses cabelos. Isso está próximo de acabar, pois um desenvolvedor chamado BroadStu está trabalhando em um patch que habilita o render de partículas, ou Strands, no Cycles!

Ainda não acredita? Parece muito bom para ser verdade? As imagens que ilustram esse artigo são alguns exemplos publicados no anúncio desse patch que foi feita no fórum BlenderArtists. Os autores das imagens se chamam respectivamente marcoG_ita e spect3r.

blender-cycles-render-cabelos-particulas.jpg

blender-cycles-render-grama.jpg

O uso desse patch no Blender permitirá a criação de cabelo, pelos e até mesmo grama de maneira fácil com o Blender Cycles! O patch em si adiciona um pequeno menu no painel de partículas que é relacionado com a renderização usando Cycles.

Mas, como faço para usar esse patch? A maneira mais rápida e fácil de usar o patch é fazer o download de uma versão do Blender com o patch aplicado diretamente do graphicall.org. Você deve procurar pelas versões do Blender identificadas com a palavra “Hair Patch” ou “Cycles Hair”. Como não existe um nome padrão as identificações podem variar.

Aprenda a usar o Blender Cycles para renderização

Quer aprender a trabalhar com o Blender Cycles? Recomendo uma visita ao curso de renderização avançada com o Blender Cycles. Assim que o patch for incorporado ao Blender, o curso deve receber uma atualização para apresentar o funcionamento desse tipo de recurso.