O final do ano está chegando e para comemorar um fato muito importante na história do allanbrito.com, estou fazendo uma retrospectiva nessas duas últimas semanas para tirar umas férias relembrar alguns dos principais tutoriais já produzidos aqui no blog. Mas, qual foi o fato importante? Se você não está percebendo, agora em Novembro o allanbrito.com completou 6 anos de existência! Sim, desde 2006 que estou nesse ritmo de publicar artigos e tutoriais sobre assuntos relacionados ao mercado de computação gráfica e sempre que posso puxando a “sardinha” para o lado do Blender, que é o meu software preferido para trabalhar em 3d. Você era leitor do blog em 2006? Olha o link para o primeiro artigo escrito por mim aqui no já longínquo 17 de novembro de 2006. Naquela época ainda estava pegando a prática em escrever em blogs, e o resultado era que os artigos eram curtos e diretos, sem grandes explicações sobre o que estava sendo recomendado.

Com o tempo acabei melhorando o formato e diversificando os conteúdos apresentados aqui no blog. No próximo ano pretendo fazer novas muanças em termos de pauta, adicionando a parte de desenvolvimento de jogos entre os assuntos cometados aqui, seja por meio do Blender, Unity ou outras engines. Essa é auma área para a qual estou pesquisando bastante e pretendo falar sobre isso no blog também, pois é um segmento em rápido crescimento no nosso mercado.

Portanto, ao longo dos próximos dias você vai encontrar vários artigos aqui no blog, relembrando alguns dos tutoriais que já foram publicados aqui no passado, pois só de vídeo já estamos na contagem de 124 tutoriais! E os primeiros vídeos que selecionei para estrear essa retrospectiva foram relacionados ao Blender e ao 3dsmax!

No caso do 3dsmax o tutorial foi produzido com o objetivo de apresentar o funcionamento do modificador Bend, que tem um propósito simples, que é o de dobrar objetos 3d. O único requisito para que o modificador funcione é que o objeto precisa ter um bom número de subdivisões.

O segundo tutorial aborda um Add-on muito interessante para o Blender que permite trabalhar com o processo de Ghosting, que é a visualização das posições geradas pela animação de interpolação do Blender.

Gostou? Nos próximos dias mais tutoriais publicados no meu canal do Youtube devem aparacer em outros artigos aqui no blog!