O ano está quase terminando e depois que passamos ilesos do dia 21/12 que supostamente seria o fim do mundo, podemos voltar as nossas atenções para coisas mais importantes como dicas de renderização! Sim, o que poderia ser mais importante do que conhecer dicas valiosas para renderizar os seus projetos no Blender? Bem, os tutoriais que recomendo hoje são novamente vídeos já publicados no passado aqui no blog, mas que ainda hoje permanecem úteis para artistas 3d usando o Blender. No primeiro vídeo você aprender como é possível renderizar fumaça no Blender!

A criação de fumaça no Blender é até fácil do ponto de vista técnico, mas ao renderizar a sua cena nada aparecerá caso não estejam configurados os aspectos corretos nos materiais. Quer conhecer como podemos renderizar fumaça? O vídeo a seguir mostra o procedimento.

Assim você pode fazer aquele vídeo interessante de demolição e aproveitar para adicionar o efeito de fumaça saindo dos escombros.

Outro tipo de material que gera muitas dúvidas entre usuários do Blender é o material do tipo wireframe que serve para mostrar a estrutura poligonal dos objetos 3d. Para criar esse tipo de material, podemos usar diversos truques e artifícios envolvendo múltiplos objetos 3d e até mesmo materiais com várias camadas. Mas, é possível aproveitar no Blender um Add-on muito interessante que adiciona na própria barra de ferramentas do software a opção de cofigurar um material do tipo wire de maneira automática.

O add-on é muito importante pois permite trabalhar inclusive com materiais do tipo wireframe para o Blender Cycles, mas nesse caso é preciso criar uma cópia do objeto, e dependendo da complexidade do mesmo o processo de cópia pode demorar muito para ser concluído.

Esses dois tutoriais encerram a restrospectiva de vídeos que publiquei nas últimas semanas do ano aqui no blog, mas são apenas uma pequena parte dos tutoriais que tenho no meu canal do Youtube. Para acompanhar a publicação de mais tutoriais, recomendo visitar e assinar o canal, para que sempre você seja avisado quando sair um novo tutorial.

O próximo ano será repleto de novidades aqui no blog e com muitos novos tutoriais!