Depois de tirar uns dias de “folga” no início do ano, estou retornando as atividades corriqueiras do blog com uma nova atualização. Mesmo depois de um tempo, desejo um ótimo 2013 para todos os leitores do blog! Como parte da tradição de passar o ano, você provavelmente deve ter feito muitas promessas de mudança nas últimas horas do ano que passou, e espero que entre essas promessas esteja a de estudar um pouco mais para desenvolver as suas habilidades como artista 3d, ou mesmo procurar se aperfeiçoar em áreas como gestão de projetos. Eu mesmo estou decidido a estudar muito mais nesse novo ano, para melhorar minhas aulas e também engajar novos projetos!

Uma das áreas que você pode procurar para estudar é a matemática! Sim, por mais difícil que seja de acreditar, a matemática está diretamente relacionada com a produção de animações em 3d e projetos na área de informática, principalmente se o projeto envolve grandes áreas ou elementos complexos com pequenos detalhes. A manipulação desses elementos manualmente inviabiliza qualquer iniciativa ou tentativa de produzir alguma coisa para fins comerciais. Por exemplo, a criação de florestas e vegetação virtual é quase sempre gerada por fórmulas matemáticas, e com o pessoal da Pixar isso não é diferente.

No seu último projeto chamado de Brave, que não está entre as melhores animações da Pixar, o uso de fórmulas matemáticas para gerar vegetação virtual foi fundamental para conseguir gerenciar as grandes superfícies “verdes” e florestas que fazem parte do cenário da animação. Quer ter uma idéia de como isso foi feito? O vídeo a seguir mostra um pouco da matemática usada pela Pixar na animação Brave.

O que aparece no vídeo é apenas uma amostra, mas deixa claro como o conhecimento desse tipo de algoritmo pode ser fundamental para que uma pessoa possa evidentemente criar de maneira rápida grandes superfícies com vegetação. Mas, para todos os casos existem ferramentas como o V-Ray Scatter e outras que ajudam na tarefa, mas são opções proprietárias fechadas. Você só pode criar aquilo que o software permitir, e gerando a sua própria ferramenta o limite será a sua imaginação, e a capacidade do seu hardware.