Blender usado para produção de cenários em mangá

O uso de elementos 3d para representar cenários e animações revolucionou para sempre a maneira de produzir conteúdo, seja no cinema ou mesmo em artes tradicionais como a própria ilustração. Já é muito comum encontrar elementos 3d em produções até então puramente bidimensionais devido ao fato de que usando 3d é possível reaproveitar cenários, usar câmeras e acelerar a produção de conteúdo de qualidade que é ponto fundamental em qualquer projeto. Entre as produções que usam com mais intensidade esse tipo de recurso podemos destacar os animes e mangás, que dificilmente chegam na sua produção final sem utilizar algum elementos oriundo de ambientes 3d.

As ferramentas usadas para ajudar nesse tipo de produção são as mais diversas, e você pode conferir diversos exemplos de softwares 3d comerciais que foram usados para ajudar na produção de animações com temática oriental. E para os que gostam de conhecer projetos realizados com o Blender, encontrei um exemplo de uso do software por um artista na China, que está em sintonia com o uso de ferramentas 3d para gerar cenários para mangás. No caso o artista usou o Blender para construir cenários e ambientes aproveitados para ilustrar o seu projeto. O resultado ficou excelente e mostra mais uma vez do que o software é capaz nas mãos de artistas criativos. As imagens a seguir são uma amostra do que você pode conferir na mensagem publicada pelo artista chamado congcong009 nos fóruns Blenderartists.org com o uso do Blender para produção de cenários em um mangá.

blender cenários urbanos mangá

blender cenários urbanos mangá

Para conhecer mais exemplos desse mesmo projeto, recomendo visitar o link indicado no parágrafo anterior.

O projeto como um todo ficou muito bom, e mostra domínio por parte do artista das ferramentas necessárias para representar ambientes com estilo cellshading no Blender. Na verdade, depois de ler a descrição do projeto percebemos que as imagens são obra de uma pequena equipe de seis pessoas! Sendo apenas um artista responsável pela parte do 3d e dois exclusivos para arte 2d, que devem ter ficado responsáveis pelos retoques necessários na pós-produção.

A descrição do processo publicada na mensagem também mostra que não foi nada simples produzir as imagens, sendo necessários vários passos e renderizações usando tanto o render interno do Blender como o Cycles. É um projeto interessante que deve servir como referência para quem está pensando em realizar alguma coisa nesse mesmo estilo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Blender usado para produção de cenários em mangá”

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